Com a missão de proteger crianças e adolescentes que tiveram direitos violados ou ameaçados, os novos conselheiros tutelares de Marabá serão escolhidos nesse domingo, 1º de outubro, por meio de votação.
A eleição dos candidatos a membros do Conselho Tutelar de Marabá (e de todo o país) para o quadriênio 2024/2027 começou na manhã deste domingo e segue até às 17 horas.
Em Marabá, 45 locais de votação estão espalhados por todos os núcleos.
Um dos primeiros eleitores a irem ao local de votação foi o mototaxista Mário Luis Batista Nunes. Ele foi até a Escola Luzia Nunes, na Nova Marabá, para exercer seu papel de cidadão. Ao CORREIO, ele falou que é consciente da importância do trabalho do conselheiro tutelar, por isso fez questão de ir votar.
“É a pessoa que vai ajudar quem está na rua, uma criança desabrigada ou que esteja passando por algum problema. Desejo que esses novos conselheiros façam um trabalho melhor e que tenham recursos para ajudar essas crianças. Quero que o conselheiro represente isso na categoria”, disse.
Outro que decidiu votar logo cedo foi Francinaldo Oliveira. Para ele, o conselheiro auxilia a juventude que fica fora da escola. “A gente vota para poder eleger uma pessoa e melhorar a vida dessas crianças. É fundamental votar. Precisamos ter pessoas competentes no órgão”, afirma.
Procurada pela reportagem, Jane Cleide Silva, promotora da Infância e Juventude, disse que muitas pessoas estão indo ao local de votação. “Já fui em escolas da Velha Marabá e em quase todas da Cidade Nova. Não estamos tendo relatos de problemas, só algumas que estão com filas, mas é por causa da junção de sessões”, disse.
Qualquer cidadão pode votar no candidato de sua preferência. Basta apresentar um documento oficial com foto ou o e-título. A votação encerra às 17 horas, horário de Brasília.
O resultado da votação em Marabá acontece no plenário da Câmara Municipal. (Ana Mangas e Josseli Carvalho)