Correio de Carajás

Ele faz grau na bike e soma mais de 400 mil seguidores no Insta e Youtube

Marco Aurélio faz do grau de bike a sua arte e a exibe nas ruas do São Félix/ Fotos: Evangelista Rocha

Aos 17 anos, Marco Aurélio Silva e Silva “bomba” nas redes sociais com seus vídeos sobre “grau de bike”. Nascido e criado no núcleo São Félix, em Marabá, é por aquelas ruas que o jovem faz do esporte uma arte, ao realizar as manobras que colocam a bicicleta sobre uma única roda.

No Instagram, ele é conhecido como @aurelio222yt_244 e já tem 100 mil seguidores. No Youtube o alcance é ainda maior, por lá seu canal possui 314 mil inscritos e seus vídeos ultrapassam um número excepcional, computando mais de 50 milhões de visualizações.

Para conversar com a Reportagem do Correio de Carajás na manhã de quinta-feira, 24, Aurélio escolheu a Praça dos Sonhos, no São Félix 2. O nome do local não poderia ser mais sugestivo à história que o jovem vem construindo para si mesmo e sua família.

Leia mais:

Ele mora com a mãe e a irmã no São Félix Pioneiro e o conteúdo que produz na internet já rende algum retorno financeiro, que não é muito, mas que faz diferença na vida do garoto. Tímido, ele conta que por enquanto não fez nenhum dinheiro com publicidade, sua renda vem apenas dos ganhos com os vídeos do Youtube.

Aurélio ainda não terminou o Ensino Médio, mas garante para a Reportagem que quer voltar a estudar e se formar. Além disso, também sonha com o crescimento do seu trabalho na internet e busca a melhoria contínua do material que produz.

Aos 17 anos, Marco Aurélio já possui mais de 400 mil seguidores nas redes sociais

Quando tudo mudou?

“Eu nem gostava muito desse negócio de grau de bicicleta”, revela Marco Aurélio. Mas apesar da falta de afinidade com o esporte, o menino começou a gravar os vídeos em 2017, lá pelos 10 anos de idade, porém o conteúdo não vingava. Foi em 2023 que tudo mudou.

“Nós gravamos um vídeo e quando foi no outro dia, na escola, meu amigo chegou e disse que já tinha mil visualizações. Quando eu cheguei em casa já estava com 13 mil”, relembra o youtuber. A partir daí, como ele mesmo conta, foi só melhorando e viralizando.

Hoje, com o exponencial crescimento de Aurélio nas redes sociais, o foco do garoto é na produção de vídeos que vão desde dicas sobre a prática do esporte, até aqueles em que ele explica como fazer melhorias na magrela, conteúdo que ele chama de “projetos de bike”.

E é ele mesmo quem edita as gravações, prática que vem aperfeiçoando desde 2017. Suas imagens fazendo as manobras de grau, entretanto, são capturadas pelo amigo Josué, que o acompanha há cerca de cinco anos.

O interessante é que mesmo admitindo que o esporte tem seus perigos, e já tendo sofrido uma queda grave que o levou para o hospital, Aurélio demonstra uma alegria genuína em poder praticar o grau.

Marco Aurélio pratica grau de bike, modalidade onde realiza manobras com equilíbrio em apenas um pneu

EXPOSIÇÃO

Antes de tudo começar Marco Aurélio tinha problemas com ansiedade. Gravar vídeos e levar seu conteúdo para as redes sociais teve um impacto positivo em sua saúde mental, por ser algo que ele gosta, que o distrai e que faz bem, como afirma.

“Acho muito bacana as pessoas interagindo com o conteúdo, as crianças me reconhecem”, compartilha timidamente.

Hoje ele tem uma presença forte em suas redes, onde os seguidores deixam comentários bons e quando têm a oportunidade de encontrar com o youtuber, fazem bonito.

O menino tímido do São Félix revela que já possui uma comunidade formada e que seus encontros chegam a reunir 200 pessoas, momento especial para tirar fotos, receber carinho e cumprimentos daqueles que admiram seu trabalho.

Apesar da pouca idade, Aurélio já desponta como um dos maiores (em termos de seguidores) produtores de conteúdo online de Marabá. E se seu sucesso depender do talento sobre a magrela, e de sua simpatia, o futuro do garoto nascido e criado na periferia do São Félix, é pra lá de promissor.

(Luciana Araújo)