Correio de Carajás

Eldorado: Vídeo de cachorra sendo arrastada repercute nacionalmente e motorista responde em liberdade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O vídeo da cachorra Vitória sendo arrastada na Avenida São Geraldo, no município de Eldorado dos Carajás, por volta das 17h30, no sábado (30), chocou e ganhou repercussão nacional. O delegado e deputado estadual de São Paulo, Bruno Lima, mobilizou as redes sociais repercutindo o caso. “Graças às mobilizações o animal foi salvo e entregue aos protetores da região”, disse.

À frente do caso está o delegado José Aquino, titular de Curionópolis, que responde momentaneamente por Eldorado. Conforme citou Bruno, no primeiro momento Vitória foi entregue ao antigo dono, mas depois Aquino reverteu a decisão, permitindo que a cadela ficasse sob a tutela de uma associação protetora dos animais. O condutor do veículo está em liberdade, mas responderá criminalmente por maus tratos.

As imagens que foram registradas por um motociclista, são fortes e revoltantes. Mostram a cachorrinha com uma corda amarrada no pescoço, enquanto a outra ponta estava presa à caminhonete L200, na cor prata, enquanto era arrastada pela Avenida.

Leia mais:

Após o rápido compartilhamento do vídeo, a Polícia Civil conseguiu levantar os dados do motorista, através das imagens que mostravam a placa do veículo.

A guarnição se preparava para sair em diligência quando o motorista com as iniciais N. M. V, se apresentou espontaneamente na delegacia. Em depoimento, alegou que estava levando a cadela até uma fazenda. No veículo, também estava o dono da cachorrinha.

O dono do veículo, no depoimento, disse que o vaqueiro foi o responsável por ter colocado o animal “em cima da carroceria, amarrada, para que a mesma não caísse”.

Durante o percurso, a tampa da carroceria teria aberto, disse o depoente, momento que o animal teria caído. O motorista do automóvel só percebeu o que havia acontecido, segundo ele, quando foi alertado pela pessoa que gravou o vídeo.

O condutor afirmou ter parado o veículo imediatamente e desamarrado o animal. Ao chegar no destino final, Vitória teria sido levada ao veterinário, disse ele.

Punição
Com o objetivo de frear os maus tratos contra os animais, o Presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 1.095/2019, aumentando a punição para quem o pratica.

A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime. A nova lei cria um item específico para esses animais.

Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. Atualmente, o crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem, no Brasil, 29 milhões de domicílios com cães e 11 milhões, com gatos. (Theíza Cristhine)

Comentários

Mais

Semas apreende 700 quilos de pescado armas e animais silvestres em Tucuruí

Semas apreende 700 quilos de pescado armas e animais silvestres em Tucuruí

De 7 a 17 de julho a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) participou de uma operação…
Servidores da Cadeia de Parauapebas dão trabalho para a Corregedoria

Servidores da Cadeia de Parauapebas dão trabalho para a Corregedoria

Uma série de supostas condutas irregulares por parte de servidores da Cadeia Pública de Parauapebas estão sendo investigadas pela Corregedoria-Geral…
Dois assaltantes morrem em troca de tiros com policiais de Morada Nova

Dois assaltantes morrem em troca de tiros com policiais de Morada Nova

Um homem identificado como Antônio Lemos da Silva e outro apenas pelo apelido de Neguinho morreram no Hospital Municipal de…
Apreendido com drogas, adolescente é suspeito de homicídio

Apreendido com drogas, adolescente é suspeito de homicídio

Um adolescente de 17 anos foi apreendido por tráfico de drogas na noite desta quinta-feira (17) no Bairro da Paz,…
Cão é amarrado a corrente e arrastado por moto; mulher vai para a delegacia

Cão é amarrado a corrente e arrastado por moto; mulher vai para a delegacia

Um cão adulto, que estava sendo arrastado por uma motocicleta em Redenção, sul do Estado, foi resgatado pela Polícia Militar.…
Foragido de SP é preso em Conceição do Araguaia após assaltar panificadora

Foragido de SP é preso em Conceição do Araguaia após assaltar panificadora

Um indivíduo considerado de alta periculosidade, foragido da Justiça do Estado de São Paulo, foi preso nesta quinta-feira, 17, em…