Correio de Carajás

Eldorado: Vídeo de cachorra sendo arrastada repercute nacionalmente e motorista responde em liberdade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O vídeo da cachorra Vitória sendo arrastada na Avenida São Geraldo, no município de Eldorado dos Carajás, por volta das 17h30, no sábado (30), chocou e ganhou repercussão nacional. O delegado e deputado estadual de São Paulo, Bruno Lima, mobilizou as redes sociais repercutindo o caso. “Graças às mobilizações o animal foi salvo e entregue aos protetores da região”, disse.

À frente do caso está o delegado José Aquino, titular de Curionópolis, que responde momentaneamente por Eldorado. Conforme citou Bruno, no primeiro momento Vitória foi entregue ao antigo dono, mas depois Aquino reverteu a decisão, permitindo que a cadela ficasse sob a tutela de uma associação protetora dos animais. O condutor do veículo está em liberdade, mas responderá criminalmente por maus tratos.

As imagens que foram registradas por um motociclista, são fortes e revoltantes. Mostram a cachorrinha com uma corda amarrada no pescoço, enquanto a outra ponta estava presa à caminhonete L200, na cor prata, enquanto era arrastada pela Avenida.

Leia mais:

Após o rápido compartilhamento do vídeo, a Polícia Civil conseguiu levantar os dados do motorista, através das imagens que mostravam a placa do veículo.

A guarnição se preparava para sair em diligência quando o motorista com as iniciais N. M. V, se apresentou espontaneamente na delegacia. Em depoimento, alegou que estava levando a cadela até uma fazenda. No veículo, também estava o dono da cachorrinha.

O dono do veículo, no depoimento, disse que o vaqueiro foi o responsável por ter colocado o animal “em cima da carroceria, amarrada, para que a mesma não caísse”.

Durante o percurso, a tampa da carroceria teria aberto, disse o depoente, momento que o animal teria caído. O motorista do automóvel só percebeu o que havia acontecido, segundo ele, quando foi alertado pela pessoa que gravou o vídeo.

O condutor afirmou ter parado o veículo imediatamente e desamarrado o animal. Ao chegar no destino final, Vitória teria sido levada ao veterinário, disse ele.

Punição
Com o objetivo de frear os maus tratos contra os animais, o Presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 1.095/2019, aumentando a punição para quem o pratica.

A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime. A nova lei cria um item específico para esses animais.

Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. Atualmente, o crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem, no Brasil, 29 milhões de domicílios com cães e 11 milhões, com gatos. (Theíza Cristhine)

Comentários

Mais

Dona de casa é atropelada em bicicleta e morre em Tailândia

Dona de casa é atropelada em bicicleta e morre em Tailândia

A Polícia Civil de Tailândia investiga um acidente de trânsito que resultou na morte da dona de casa Maria Ramos.…
Um morto e um ferido no Vale do Sol

Um morto e um ferido no Vale do Sol

Dois homens foram vitimados, e um deles não resistiu aos tiros e morreu. Os acusados são dois homens que estavam…
Acidente deixa motociclista morto e carona ferido

Acidente deixa motociclista morto e carona ferido

Um acidente envolvendo um caminhão e uma moto vitimou Jefferson Azevedo, de 32 anos, na madrugada desta quarta-feira (22) na…
Chacina de Parauapebas: preso chegará ao município nesta quarta

Chacina de Parauapebas: preso chegará ao município nesta quarta

Deve chegar ao município de Parauapebas nesta quarta-feira (22) Marcone de Jesus da Silva, suspeito de envolvimento na chacina que…
PRF apreende 32,9m³ de madeira transportada ilegalmente

PRF apreende 32,9m³ de madeira transportada ilegalmente

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu um caminhão no Km 906 da BR-230 que transportava oito toras com cerca de 32,9…
Marido denuncia a companheira por arma escondida em colchão

Marido denuncia a companheira por arma escondida em colchão

Uma arma de uso exclusivo da Polícia Militar do Pará foi encontrada escondida num colchão. O caso ocorreu nesta terça-feira,…