Dois eventos realizados na última terça-feira, 25, ajudaram educadores da rede municipal de ensino de Marabá a apontar os caminhos a serem percorridos para melhorar a qualidade da educação oferecida a mais de 55 mil alunos de cerca de 200 escolas municipais.
A primeira etapa da programação ocorreu no Carajás Centro de Convenções, pela manhã, onde 450 educadores debateram o alinhamento e perspectivas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. O encontro também buscou ajustar as metas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado a partir de dados do Censo Escolar e do desempenho no Saeb. A avaliação do Saeb é voltada para o 5º e o 9º anos do ensino fundamental.
Leia mais:O momento de trocas e aprendizados reuniu 450 profissionais da educação, entre professores, coordenadores pedagógicos e diretores e contou com a contribuição de técnicos capacitados de Manaus e São Paulo, com apoio da Fundação Lemann, parceira da educação marabaense.
Segundo Fábio Rogério Rodrigues Gomes, diretor geral de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, o evento teve enfoque nos professores de matemática e língua portuguesa do 5° e 9° ano, que são turmas em transição durante o período escolar. “No primeiro momento, a gente trouxe um pouquinho sobre a composição do IDEB, mostrando como se constitui, como a avaliação produz um índice para cada unidade escolar. “Então, com parceiros que vieram de Manaus e São Paulo, mostramos como é que está o município de Marabá no cenário nacional, e ainda fizemos comparação com outras cidades do porte de Marabá”, relata.
No período da tarde, na Escola Martinho Motta da Silveira, a dinâmica foi um pouco diferente. Os 450 professores da rede pública de ensino foram divididos em 11 grupos para participarem da segunda parte da programação. Quem entrou em ação para contribuir com a complementação na formação desses educadores foi a Fundação Lemann, que criou uma calculadora que ajuda a mensurar os dados do IDEB para os munícipios em que ela atua.
Educadores de cada escola foram estimulados a apontar as metas do IDEB, garantindo a aprendizagem efetiva de seus alunos. “Essa calculadora é alimentada com dados de aprovação, evasão e reprovação, criando uma meta para o IDEB de Marabá. Para criar essa meta, a gente alimenta o fluxo com esses dados e cria uma a média de aprendizagem em língua portuguesa e matemática. A partir disso, a calculadora automaticamente emite uma possível meta para a educação de Marabá, para as turmas de 5° e 9° anos de cada escola”.
A meta geral foi apresentada ao final da tarde de terça-feira, em um telão, com a participação de todos os educadores. “Esse foi o momento de selar e pactuar compromissos, pra que a gente consiga atingir a aprendizagem estabelecida”, comemora Fábio.
A nota geral definida para o IDEB de Marabá, que deve ser anunciada pelo Ministério da Educação em 2024, foi estabelecida em 6,0, recebendo aplausos de todos os participantes do evento.
Para Fábio Rogério, é importante que eventos como esse, que colaboram com a complementação na formação dos educadores, sejam frequentes no município, a fim de promover uma educação municipal de qualidade, através da qualificação e valorização destes profissionais que enfrentam desafios diários em seu ofício.