Correio de Carajás

Educador marabaense inicia doutorado no Rio Grande do Sul

Turma de Doutorado no Rio Grande do Sul, da qual o marabaense Damião Santos é um dos alunos

O educador Damião Santos, professor da rede municipal de ensino de Marabá e extensionista rural da Emater-Pará, iniciou o ano de 2024 com motivação e desafios, ao ingressar no curso de Doutorado em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), na cidade de Santa Cruz, Sul no Rio Grande do Sul.

No último dia 14 ocorreu a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), com participação do professor José Alejandro Tasat, da Universidade Três de Fevereiro, na Argentina. Ele abordou a temática: “A educação negada: contribuições a partir de um pensamento americano”. Na ocasião, foi lançado um livro com o mesmo tema em português pela Portuário Atelier Editorial.

E nos dias 14 e 15 ocorreu um seminário especial com o professor Tasat, denominado “Rodolf Kusch e o pensamento latino-americano”, que apresenta uma outra perspectiva sobre a América, a partir dos próprios americanos, abordando categorias ser e estar, fagocitação, bom viver, entre outras.

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Damião Santos defenderá a relevância da Pedagogia da Alternância no Pará, em sua tese

O pesquisador Damião Santos é de origem camponesa, migrante do Maranhão, e está na região de Marabá desde 1976. A sua atuação profissional se deu por muitos anos na Escola Família Agrícola de Marabá (1993-2004, 2013-2021), onde encontrou a Pedagogia da Alternância, que é o seu objeto de sua pesquisa. Ele tem estudado esta temática na graduação e no mestrado, e pretende continuar no doutorado.

Possui vários artigos publicados, fruto da dissertação de mestrado, como o livro “Pedagogia da Alternância e a atuação dos jovens no desenvolvimento local”.

Damião Santos explica sobre o que pretende pesquisar nesta nova etapa de estudos: “A nossa proposta de tese é fazer uma pesquisa sobre a implantação, expansão e consolidação da Pedagogia da Alternância no estado do Pará, tendo como referências as primeiras experiências educativas: a Casa Familiar Rural de Medicilândia e a Escola Família Agrícola da região de Marabá. O tema está em consonância com a linha de pesquisa: Educação, Trabalho e Emancipação, que tem como orientadora Cheron Zanini Moretti”.