Correio de Carajás

Educação: PME passa por atualizações

Cerca de 500 educadores participaram da 3ª Conferência Municipal de Educação de São Geraldo do Araguaia (Comesga), ocorrida no Ginásio Poliesportivo. Conforme antecipado por este CORREIO, durante o encontro os conferencistas analisaram e atualizaram o Plano Municipal de Educação (PME) do município com vistas ao Plano Nacional de Educação, ambos com vigência até 2025. A conferência foi direcionada à professores, gestores escolares, coordenadores, agentes de apoio educacional, estudantes das redes municipal e estadual, universitários e comunidade escolar como um todo, além de movimentos sociais.

Entre as principais mudanças ocorridas no PME consta a redução para 10%, até 2019, da taxa de pessoas analfabetas com idade a partir de 15 anos. Outra mudança incide em viabilizar horários diurnos para funcionamento da Educação de Jovens e Adultos nas escolas municipais.

No que tange a qualificação dos profissionais, o novo plano propõe elevar, pelo menos, para 25% o efetivo de professores com o título de mestre. O documento também prevê que 10% dos educadores efetivos do quadro municipal seja doutor em suas respectivas áreas ou esteja matriculado em um curso de doutorado até o final da vigência do Plano Municipal de Educação.

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Os educadores também aprovaram que o município deve assegurar, no prazo de 30 dias, a reformulação e aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos profissionais da educação básica do sistema municipal de ensino conforme, conforme a Lei Municipal Nº 412/2014 de 20 de Outubro de 2014.

Palestra

O professor José Orlando Morais palestrou no encontro sob o tema “Os desafios da educação no século 21”. Ouvido pelo CORREIO, ele informou que foram discutidos indicadores de educação de São Geraldo do Araguaia para que sejam transformados em política pública com o intuito de substancializar o plano municipal de educação do município.

Sobre o tema da palestra, Orlando Morais abordou aspectos inquietantes quanta a prática docente. “Ainda tem professor perdido entre a prática de ser tradicional e a tentativa de ser progressista”, disse aos participantes.

Metodologia

Indagada sobre a metodologia utilizada para credenciamento dos delegados e participantes do encontro técnico pedagógico, a coordenadora da conferência, Macilene Borges Cardoso, explicou que os educadores foram cadastrados, previamente, por eixo temático nas escolas de origem para participar da conferência.

Conforme ela, foi eleito um coordenador e um relator para cada grupo de trabalho, os quais receberam texto norteador com indicadores nacional, estadual e municipal para orientar e fundamentar as discussões de cada tema a ser debatido.

“Os delegados de cada órgão ou instituição obedeceram aos mesmos critérios de seleção realizados nas escolas. Essa metodologia facilitou o andamento dos trabalhos e potencializou a qualidade dos debates sobre o assunto em pauta”, detalhou Macilene.

Ainda de acordo com a coordenadora, foi acrescentado mais seis metas ao PME em adequação ao Plano Nacional. “Após análise, a comissão percebeu a necessidade de implementar o plano municipal de educação para reivindicar e garantir alguns benefícios no âmbito da educação de São Geraldo do Araguaia”, concluiu Macilene. (Nilson Amaral, freelancer)