A Secretaria de Estado de Cultura do Pará lançou edital para seleção de pessoa jurídica com intuito de atuar na realização do Projeto da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes 2020, evento que se iniciou em Belém há mais de 20 anos e que no ano passado passou a desenvolver ações também no interior do Pará, sendo considerado atualmente o quarto maior evento literário do Brasil e o maior da região Norte.
De acordo com o edital, que foi disponibilizado no Diário Oficial de quarta-feira (5), a seleção busca parceria para fomentar e difundir a cultura de uma maneira geral e particularmente a literatura e a oralidade amazônicas, em suas diversas formas de linguagem, bem como a comercialização, montagem, coordenação e desmontagem dos espaços expositivos junto ao mercado editorial e livreiro, praça de alimentação e o espaço infantil.
O texto traz o cronograma do evento, com as datas pré-definidas de realização das ações em cada município. A festa literária de Parauapebas, por exemplo, está prevista para acontecer entre 19 a 23 de agosto de 2020.
Leia mais:Já em Marabá, deve ser realizada entre 31 de outubro e 08 de novembro. A capital, Belém, deve desenvolver as ações entre 23 e 31 de maio de 2020, e Santarém, também incluída na programação, de 21 a 29 de novembro.
Os números de Parauapebas mostram que o primeiro festival realizado na cidade foi um sucesso, movimentando em torno de R$ 1 milhão. (Luciana Marschall)