Correio de Carajás

Eco-parque escola será construída na Folha 29

Uma proposta pedagógica diferenciada voltada ao Ensino Médio e com embasamento ambiental deve ser implantada em Marabá no próximo ano. A construção de uma eco-parque escola no município foi anunciada nesta quinta-feira (26) pelo Secretário Regional do Sudeste do Pará, João Chamon Neto, em entrevista ao Correio de Carajás.

Em 2019, o Governo do Estado apresentou o projeto deste modelo de unidade para o Ministério da Educação (MEC) e a de Marabá será uma das primeiras implantadas no Pará. As escolas irão contar com salas de aula regulares e espaços alternativos de estudo, sendo rodeadas por vegetação e com áreas abertas para aprendizagem ao ar livre, permitindo contato permanente dos alunos com o meio ambiente. A estrutura também deverá ser pensada a partir de práticas sustentáveis.

Segundo o secretário, o local escolhido para a construção é uma área que pertence ao Estado do Pará na Folha 29, Nova Marabá, na Avenida VP-08. “Precisamos de 10 mil metros quadrados e descobrimos, em levantamento que fizemos, a área que tem 32 mil metros quadrados e pertence ao Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Já estamos encaminhando toda a documentação trabalhando a cessão do Detran para a Secretaria de Educação”, adianta.

Leia mais:
Anúncio foi feito pelo secretário regional, João Chamon Neto, em companhia de diretores

Ele destaca que a área pertence há mais de 20 anos ao Detran e, por ser murada, acabou sendo preservada de ocupação urbana. “É bem centralizada e ali vai funcionar a eco-parque escola. Sem dúvida nenhuma será um ganho fantástico. É uma experiência nova e a modernização do sistema educacional, com foco na questão ambiental que é o nosso grande problema regional”, define.

UEPA E REFORMAS

Ainda tratando de educação, o secretário informou que o Estado do Pará faz levantamento de áreas que possui na zona urbana para a construção do prédio do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), atualmente funcionando na Agrópolis do Incra, que não comporta mais toda a estrutura universitária. “Estão incluindo mais cursos, então é preciso mais espaço”, comentou.

Acrescentou, também, que em janeiro de 2021 será iniciada a reforma da Escola Estadual de Ensino Médio Plínio Pinheiro (EEEM). “É a escola mais tradicional do estado em Marabá e em função de uma forte chuva, uma ventania, caiu uma árvore que desabou uma parte da escola. O governador determinou e a Secretaria de Educação disse que o processo está em andamento. Em janeiro começa a reforma da escola”.

De acordo com Chamon, a obra é parte de uma sequência de reformas das escolas do Ensino Médio em Marabá, iniciada com a revitalização da escola Gabriel Pimenta e a reconstrução da Gaspar Viana, que está em andamento.

As decisões foram tomadas em reunião na quarta-feira (25), entre o secretário e o governador, Helder Barbalho. Nesta quinta, Chamon fez os anúncios acompanhado da diretora do 11º Centro Regional de Saúde /Sespa, Irlandia da Silva Galvão, e do diretor da 4ª Unidade Regional de Educação (URE), professor Ronildo Guilherme Sales. (Luciana Marschall)