O marabaense terá uma vista privilegiada do eclipse solar anular que acontece neste sábado, 14. Daqui, será possível observar o fenômeno com 93% de visibilidade. Aqui na terra de Francisco Coelho, o evento inicia às 15h08, atingindo seu ponto máximo às 16h36 e encerrando às 17h51. Serão quase três horas de duração, mas precisamente: 2 horas e 43 minutos.
O curioso é que somente as regiões Norte e Nordeste poderão apreciar o fenômeno, que ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparenta ser menor do que o do astro rei. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se uma espécie de “anel de fogo” no céu.
Quem estiver a fim de observar o acontecimento emblemático, precisa tomar alguns cuidados. Não é recomendado aos curiosos, que olhem diretamente para o reflexo do sol, principalmente em ambientes que tenham água. Óculos escuros, CDs ou chapas de raio-x são outros objetos que não devem ser utilizados.
Leia mais:A dica para contemplar o eclipse com segurança, é utilizar vidro de soldador com chapa mínima de 14 milímetros. Em Marabá, na loja JN Maker – Brindes e Medalhas, estão à venda “óculos” feitos com esse material e com um plus, ele vem com uma moldura que também serve de lembrança do charmoso encontro do sol e da lua.
Próximos eclipses
O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo fenômeno deste tipo ocorrerá em 02 de outubro de 2024, mas será visto no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico.
O alinhamento de Lua, Terra e Sol volta a surgir no céu em 17 de fevereiro de 2026, mas só será visível praticamente na Antártica. Em 6 de fevereiro de 2027, ele poderá ser visto só lá no Chuí, no sul do Rio Grande do Sul.