Correio de Carajás

É verdade que Kátia Abreu é a 4ª senadora mais influente do Brasil em liderança

É verdadeira a afirmação de que a senadora do estado do Tocantins e candidata à reeleição Kátia Abreu é considerada a 4ª senadora mais influente do país se tratando de liderança. A informação foi publicada pela própria parlamentar em suas redes sociais e ela foi, de fato, ranqueada nesta colocação pela pesquisa de inteligência de dados que mede a atuação parlamentar “Os mais influentes do Congresso Nacional 2022”, realizado pelo Pensar RelGov e SigaLei. Os rankings criados são dinâmicos, pois a coleta, organização e análise de dados aplicados permite que o algoritmo recalcule automaticamente as variáveis sempre que há alguma movimentação no Congresso Nacional, permitindo um registro preciso acerca das informações apuradas.

Conteúdo investigado: Post de campanha eleitoral da senadora e candidata à reeleição do estado do Tocantins, Kátia Abreu, afirmando que foi a 4ª senadora mais influente do Brasil se tratando de liderança.

Onde foi publicado: Instagram, Twitter e Facebook

Leia mais:

Conclusão do Correio Apura: É verdade que Kátia Abreu ocupa o 4º lugar entre os senadores mais influentes do país, de acordo com a pesquisa “Os mais influentes do Congresso Nacional 2022”.

O time especializado em apresentar e mediar temas relevantes junto ao poder público –  chamado de Pensar Relações Governamentais e Consultoria (RelGov) – em parceria com a aplicação que centraliza, extrai, estrutura, filtra e pré-classifica diversos dados governamentais do Congresso Nacional e assembleias estaduais – denominada de SigaLei –, realizou pesquisa aproximando a metodologia analítica à ciência de dados e obtendo maior inteligência a partir das informações que hoje são disponibilizadas na internet, valendo de dados objetivos que contribuem para um conjunto de variáveis quantificadas, capazes de conferir com a modelagem tradicional de avaliação de capacidade de influência. As análises são mais precisas e menos enviesadas pois são feitas através de dados que subsidiam as avaliações, com corte amostral delimitando deputados federais e senadores.

Dessa forma foi possível o Correio Apura verificar a autenticidade do recorte com o ranking dos 20 mais influentes em cada categoria e, portanto, apurar que se trata de uma pesquisa sem viés político que ranqueia de forma verídica todos os deputados e senadores, incluindo Kátia Abreu.

Alcance da publicação: 309 curtidas e 16 comentários no Instagram e 13 curtidas e 4 compartilhamentos no Facebook

O que diz o autor da publicação:

Como verificamos: De acordo com um dos autores da pesquisa, Eduardo Galvão, mestre em Direito das Relações Internacionais pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCEUB), diretor executivo do Pensar RelGov, professor de Relações Institucionais e Políticas Públicas no Ibmec e diretor de Public Affairs da BCW Brasil, a metodologia utilizada na pesquisa, que ranqueia em 4º lugar a senadora e candidata pelo estado do Tocantins, elencou as variáveis relevantes aplicáveis à análise de deputados e senadores brasileiros em ambiente político que pudessem ser quantificadas por big data (área que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais), separando-as por grandes grupos de afinidade para então serem criadas categorias específicas e uma geral.

São onze variáveis ao total, podendo ser analisadas separadamente ou em diferentes tipos de conjuntos. Dessa forma, foi criado o grupo Liderança, onde estão as variáveis de presidência das casas, número de lideranças, vice-lideranças, cargos em Mesa Diretora, presidência de comissões e mandatos durante a trajetória de cada deputado e/ou senador; o grupo Performance Legislativa, incluindo número de relatorias, proposições legislativas convertidas em norma e pareceres aprovados em proposições que se tornaram leis; e o Alcance Social, onde é incluso o Twitter, rede social que está diretamente relacionada ao dia a dia da política e às dinâmicas de discussão e influência.

Segundo Eduardo Galvão, para além disso também foi realizada uma imersão em cada variável, estabelecendo pontos de piso e de teto conforme os valores encontrados e distribuindo os pontos proporcionalmente. As variáveis receberam pesos diferentes conforme sua importância. A metodologia foi igualmente aplicada para os 513 deputados e os 81 senadores em exercício e com o resultado obtido foi possível mensurar objetivamente cada tipo de influência, servindo tanto para uma avaliação individual quanto como base para outras avaliações.

Por que investigamos: O Correio Apura checa conteúdos suspeitos de desinformação no âmbito das Eleições Estaduais no Tocantins e no Pará e que têm viralizado nas redes sociais. Envie conteúdo suspeito para o nosso WhatsApp (94) 99212-4484