Não há como confirmar que há 400 mil evangélicos no estado do Tocantins, como afirma o candidato ao Senado Claudemir Lopes, em um vídeo postado em seu perfil do Facebook. Na tentativa de provar que os tocantinenses evangélicos não possuem representatividade no Congresso Nacional, ele afirma que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem, atualmente, quase 400 mil pessoas autodeclaradas tocantinenses e protestantes. No entanto, o último censo realizado foi no ano de 2010, contabilizando um total de 318 mil evangélicos, bem abaixo do citado pelo candidato.
Conteúdo investigado: Vídeo compartilhado na rede social Facebook por Claudemir Lopes, candidato tocantinense a senador pelo partido Patriota, afirmando que de acordo com o IBGE, atualmente no Tocantins, existem 400 mil evangélicos.
Onde foi publicado: Facebook
Leia mais:Conclusão do Correio Apura: É impreciso afirmar que segundo o IBGE existem 400 mil evangélicos no estado do Tocantins, como afirma o candidato Claudemir Lopes, em um vídeo postado em seu Facebook, no dia 24 de julho.
O último censo realizado pelo instituto público da administração federal brasileira foi no ano de 2010, constando que diante a uma população de 1.383.445 de habitantes n época, 318.776 se autodeclararam protestantes. Após essa data, não houveram novos levantamentos sobre a quantidade de evangélicos no estado, tornando indeterminado o número real de tal grupo e, portanto, imprecisa a afirmação de que existem 400 mil evangélicos no estado do Tocantins.
Alcance da publicação: 1,2 mil visualizações e 118 compartilhamentos no Facebook.
O que diz o autor da publicação: O Correio Apura entrou em contato com o candidato Claudemir Lopes, mas até o momento não obteve resposta.
Como verificamos: Pesquisamos os dados disponíveis do último recenseamento feito e publicado pelo IBGE, verificando que não existem informações atualizadas pelo instituto público da administração federal e, portanto, concluindo que não é possível afirmar que atualmente há 400 mil evangélicos no Tocantins.
Por que investigamos: O Correio Apura checa conteúdos suspeitos de desinformação no âmbito das Eleições Estaduais no Tocantins e no Pará e que têm viralizado nas redes sociais. Envie conteúdo suspeito para o nosso WhatsApp: (94) 99212-4484