• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

É falso que alimentos com ‘pH mais alcalino’ ajudam no combate à Covid-19

por Luciana Marschall
17/04/2020
em Cidades
É falso que alimentos com ‘pH mais alcalino’ ajudam no combate à Covid-19
21
Visualizações

A Agência Lupa checou a mensagem que circula nas redes sociais informando que o SARS-Cov-2, vírus que causa a Covid-19, “é imune a organismos com um PH maior que 5,5”. Conforme a publicação compartilhada, por essa razão, seria aconselhável o consumo de “alimentos alcalinos” que ajudariam a aumentar o nível de pH do corpo.

O texto recomenda a ingestão de alimentos supostamente alcalinos como limão, abacate, manga, tangerina e entre outros. A informação é atribuída ao “Virology Center, de Moscou, na Rússia”.

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não existem estudos que comprovem que a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, é “imune a organismos com um PH maior que 5,5” e que, por essa razão, é necessário consumir alimentos alcalinos para aumenta o nível do PH. Até o momento, não existe um medicamento, alimento ou vacina que consegue prevenir o contágio do vírus ou curar a doença. Em seu site, o Ministério da Saúde classificou a informação como “fake news”.

O Potencial Hidrogeniônico (pH) é um índice que calcula a acidez ou a alcalinidade de um meio de 0 a 14. O pH considerado neutro é 7. Substâncias consideradas ácidas tem o pH inferior a 7, enquanto substâncias alcalinas, ou básicas, tem o pH superior a 7. Quanto mais distante do 7, mais ácida ou mais alcalina é a substância.

O químico e professor da Unicamp Gildo Girotto explica, em texto publicado no site da instituição, que não existe uma pesquisa que mostra quais valores de pH são suportados pelo novo coronavírus e nem estudos que mostram como frutas cítricas – como as citadas no post do Facebook – pode afetar no combate do vírus na pele. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não inclui em suas recomendações o consumo de nenhum desses alimentos ou outros.

Para dar credibilidade, o texto que circula pelas redes afirma que a informação é do Virology Center, em Moscou, na Rússia. Não foi possível encontrar nenhuma instituição com esse nome. Também não foi possível encontrar um estudo relacionando o novo coronavírus com o pH de determinados alimentos. 

Vale lembrar ainda que o consumo de alimentos mais ácidos não deixa o seu sangue mais ácido, como diz o post que circula pelo Facebook. Segundo Girotto, diferentes partes do corpo humano têm diferentes pH, o que cria um equilíbrio dentro do organismo. “Então, por mais que você consuma grande quantidade de limão, seu sangue não ficará mais ácido. Na pior das hipóteses você terá uma boa azia causada pelo excesso momentâneo da sua acidez estomacal”, explica o professor da Unicamp.

O texto do Facebook erra ainda ao citar o pH de alguns alimentos supostamente alcalinos. Nenhum dos vegetais citados no post são substâncias de fato alcalinas. Na verdade, a grande maioria dos alimentos, em geral, tem pH inferior a 7. O abacate, por exemplo, tem o pH de cerca de 6,5 e não 15,6 como indica o texto. Já o limão, uma fruta particularmente ácida, tem o pH de cerca de 2,2 e não 9,9. O pH do abacaxi oscila entre 3,4 e 4,3, e o da laranja depende da espécie: pode variar de 3 a 5,5. A manga também varia de acordo com o tipo, entre 3,3 e 4,6. Por fim, o pH do alho é de cerca de 5,8.

No Brasil, esse texto também foi verificado pelo Aos Fatos e pelo Boatos.org. Essa informação circulou nas redes sociais de outros países e foi checado pelo Snopes e o Factly (nos Estados Unidos), o Chequeado (na Argentina), o Africa Check (na África), o Maldito Bulo (na Espanha), Animal Político (no México) entre outras iniciativas. (Agência Lupa)

Comentários
Matéria anterior

Covid-19: Brasil tem 30 mortes na enfermagem e mais de 4 mil afastados

Próxima matéria

Droga é apreendida durante operação policial na Vila do Rato

RelacionadaMatérias

Nova espécie do Guaraná da Amazônia é registrada em Belém
Cidades

Nova espécie do Guaraná da Amazônia é registrada em Belém

02/03/2021
68
Fetraf ocupa Prefeitura de Parauapebas para reivindicar regularização
Cidades

Fetraf ocupa Prefeitura de Parauapebas para reivindicar regularização

02/03/2021
103
Sespa orienta sobre as principais espécies de barbeiros no Pará, transmissores da doença de Chagas
Cidades

Sespa orienta sobre as principais espécies de barbeiros no Pará, transmissores da doença de Chagas

02/03/2021
79
Próxima matéria
Droga é apreendida durante operação policial na Vila do Rato

Droga é apreendida durante operação policial na Vila do Rato

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019