Correio de Carajás

Dúvidas sobre matrículas no ensino municipal são esclarecidas

Semed dá orientações sobre quando utilizar a internet e quando se dirigir às escolas

Secretaria assegura que estudante terá a matrícula garantida, mas não necessariamente na escola mais próxima/Foto: Divulgação

Com o período de matrículas na rede municipal de ensino de Marabá, muitas dúvidas surgem entre os pais e responsáveis pela matrícula dos estudantes, que buscam um Núcleo de Educação Infantil e escolas. O diretor geral de ensino da Semed, Fábio Rogério Rodrigues, responde algumas dúvidas importantes sobre o período.

O que fazer quando não consigo realizar a matrícula pelo site?

Se não estiver conseguindo fazer a matrícula pelo site, possivelmente está havendo algum problema do navegador porque o site está recebendo matrículas. Pode haver alguma inconsistência ali de queda de internet ou algo do tipo, mas o site está conseguindo fazer a matrícula. Se não está conseguindo, o quê que a pessoa não está conseguindo? É preciso dizer para gente para poder orientar.

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A rematrícula pode ser feita pelo site?

A rematrícula é feita na escola em que o estudante estuda. Para isso, os pais precisam se dirigir até a escola e fazer a rematrícula. Esse prazo de rematrícula estava agendado até o dia 23 de dezembro. Caso algum pai, por alguma razão, não conseguiu comparecer à escola nesse prazo até o dia 23 de dezembro, ele precisa dirigir-se à escola para fazer a rematrícula do seu filho. Nesse momento, a escola vai assinar um documento, vai assinar um termo de compromisso para o ano letivo 2023. Mas a rematrícula não se faz no site e é preciso se dirigir à escola.

Sobre a transferência de alunos, o diretor geral de ensino explica quais os critérios.

A transferência se dá de duas formas. Se dá à medida que esse aluno muda de escola. Por exemplo, o aluno que sai da educação infantil, termina seus estudos na educação infantil, ele será transferido para uma outra unidade escolar de ensino fundamental. Nesse caso, a secretaria de educação já planeja a vaga desse estudante, que está saindo da educação infantil, para o ensino fundamental. Ou situações que o aluno sai do ensino fundamental I e vai para o ensino fundamental II, a secretaria de educação planeja essa matrícula e já informa para a escola que vai receber esses estudantes. A escola informa para que essa família se dirija até a nova unidade escolar. E aí, esse período de matrícula por transferência, inclusive, já aconteceu. Também se daria até o dia 23. Algum pai que, por alguma razão, deixou de comparecer à escola é importante que ele se informe com a atual escola do seu filho, ou seja, se ele sair da educação infantil, que esse pai se informe com a escola, com o núcleo de educação infantil para onde que essa criança vai, para que a direção da escola de educação infantil dê todas as informações. Esse prazo já se encerrou pelo nosso cronograma, mas os pais podem continuar fazendo isso no decorrer desse período de matrícula, que é até o dia 13 de janeiro.

Haverá prorrogação do prazo de matrícula?

Não haverá prorrogação de matrícula. As matrículas vão até o dia 13 de janeiro e nós começaremos o ano letivo no dia 23. Então, não tem prazo para estender matrícula.

Em relação aos estudantes PCD que perderam a matrícula, como os pais devem proceder? É obrigatório o laudo?

O período de matrícula para estudantes PCD foi até o dia 28. Os pais só conseguirão matricular esse estudante de posse do laudo e esse laudo será anexado no sistema. Se, por alguma razão, essa criança não tiver o laudo, ela será matriculada, sim. Mas ele perde esse prazo especial que é até o dia 28 e entra no período de matrículas para todos os estudantes. Mas este aluno terá assegurado o seu direito à matrícula.

Quero matricular meu filho em uma escola próxima de casa, como funciona a distribuição dos alunos na rede de ensino?

Sobre a matrícula da escola mais próxima, a Semed tem tentado usar de critérios geográficos para apoiar a comunidade escolar nesse sentido, mas nem sempre é possível porque, às vezes, a escola mais próxima não atende toda a comunidade escolar e aí com isso às vezes esse estudante precisa ir para uma outra escola. O que a secretaria assegura é que esse estudante terá a sua matrícula garantida. Infelizmente, não necessariamente em uma escola que o pai gostaria, mas ele terá ali a sua matrícula garantida.

A Semed informa que os pais que, por algum motivo, não conseguirem realizar a matrícula de seus filhos, poderão se dirigir à sede da secretaria a partir do dia 3 de janeiro, das 8h às 12h. Uma equipe estará de plantão para as devidas orientações.

(Ascom/PMM)