Correio de Carajás

Duplicação da PA-150 na Nova Marabá já foi licitada e a obra começa em 2022

Licitação para a duplicação já foi vencida por construtora de São Luís (MA) e o valor da obra está orçado em R$ 37,75 milhões.

O trecho de 4,2 km da rodovia PA-150, entre o Km 6 e a ponte rodoferroviária do Rio Tocantins, em Marabá, será duplicado em breve – tudo indica que a obra começará a partir do próximo verão. Isto é um fato. A licitação já foi vencida e o valor do projeto já está definido: R$ 37,75 milhões. O próprio governador Helder Barbalho, em sua última passagem por Marabá, confirmou que está tudo pronto para o início das obras.

Além disso, representantes da empresa que venceu a licitação para tocar o projeto, a Construmaster – Construções e Locações de Máquinas Ltda., de São Luís (MA), já estiveram em Marabá esta semana. Os executivos da empresa fizeram o primeiro contato com o secretário municipal de Obras, Fábio Moreira, para alinhar o trabalho a ser feito.

Termo de doação do DNIT, em agosto, devolveu o trecho à PA-150

O trecho a ser duplicado pertencia à BR-222 desde 2011, mas em agosto de 2021, o governo do Estado conseguiu junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que o trecho (e mais 15 km entre a ponte e Morada Nova) fossem “estadualizados”. Com isso, o Estado pôde dar início ao processo de licitação para garantir a duplicação da agora PA-150.

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Aqui, ao fundo, é possível ver a ponte rodoferroviária, onde começará a duplicação

Tráfego intenso

A justificativa para a duplicação desse trecho está explícita há tempos, devido ao forte tráfego de veículos, pois Marabá está localizado em posição estratégica na região, como importante polo mineral, agropecuário e extrativista, por onde trafegam veículos vindos de diversas partes do País.

Além disso, vale dizer que o seguimento da rodovia a ser duplicado está encravado no perímetro urbano de Marabá, por onde passa grande parte da frota doméstica, o que aumenta ainda mais a pressão sobre a estreita pista de rolamento, gerando congestionamentos e, por conseguinte, contratempos. Esses problemas serão sanados com o término da obra, que tem previsão de 12 meses.

Pelo edital de licitação vencido pela empresa maranhense, na categoria “menor preço”, estão previstos serviços de terraplenagem, instalação de bueiros tubulares de concreto, imprimação com ligante asfáltico convencional, concreto asfáltico, sinalização horizontal, sinalização vertical, além de meio fio e guias.

No mapa, pontos A e B marcam início e fim da duplicação

Do início

Como o prazo para a execução dos serviços será de 12 meses, a partir da emissão da Ordem de Serviço, o início das obras só deve ocorrer quando cessar o período chuvoso, provavelmente a partir do mês de março ou abril de 2022, pois o edital deixar claro que os prazos “deverão ser rigorosamente cumpridos, independentemente de dificuldades relativas a fornecimento de materiais, clima ou outras que porventura venham a ocorrer”.

Segundo o secretário de Obras local, Fábio Moreira, as recentes pistas marginais que a Prefeitura construiu e colocou calçamento do lado do Bairro Km 7 e da Folha 29 não sofrerão impacto ou necessidade de adaptações com a duplicação. Ele disse que a Sevop e a Setran do Estado vão manter permanente diálogo ao longo da obra. De outro lado, ele destaca que o tráfego sofrerá um imenso impacto quando da construção, visto que é um trecho de enorme trânsito de veículos na cidade.

Neste mesmo trecho da rodovia ficam: o terminal rodoviário do Km 6, o Hospital Regional, o Centro de Convenções, concessionárias de veículos, postos de combustíveis, um grande hotel e um atacarejo.

(Chagas Filho)

Correio teve acesso ao desenho do projeto básico