Correio de Carajás

Dupla é presa com drogas em abrigo

Equipe do canil da Guarda Municipal conseguiu apreender maconha, crack e cocaína no local

Vitor Manuel Rodrigues da Silva e Daniel Salvino da Silva foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, na tarde desta segunda-feira (14), após serem flagrados cometendo o crime no abrigo municipal da Folha 33, na Nova Marabá, para as pessoas desabrigadas pelas enchentes dos rios Tocantins e Itacaiunas.

Além deles, uma adolescente de 17 anos foi encaminhada para prestar depoimento na 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil após ajudar o namorado, identificado apenas como Clayson, a fugir.

As prisões foram realizadas pela equipe do canil da Guarda Municipal, com apoio do cão Saddam, pastor-belga-malinois. Conforme registrado em boletim de ocorrência, os agentes viram Vitor embaixo do abrigo, em companhia de Clayson, embalando drogas.

Leia mais:
Vitor foi flagrado embalando droga embaixo do abrigo / Foto: Divulgação

Foi feita a abordagem, mas Clayson conseguiu fugir com a ajuda da namorada. Com Vitor foram encontradas 34 porções de crack embaladas e uma ainda não embalada, além de três parte de maconha e uma de cocaína.

Vitor acabou confessando que tinha mais droga na laje do abrigo e também em um dos quartos, em posse de Daniel. Com este, os guardas encontraram mais uma porção de maconha e um saco azul contendo provavelmente cocaína. No quarto dele foram apreendidas 18 petecas de crack e duas pedras maiores da mesma droga, além de uma munição de calibre 38.

De acordo com o agente Elder Lourenço, que coordena o Canil da Guarda Municipal de Marabá, diariamente os agentes realizam rondas nos abrigos e são comuns as denúncias de tráfico de drogas nesses pontos.

O pastor Saddam auxiliou na localização do entorpecente

“Às vezes a própria população que mora em torno denuncia, mas é muito difícil a gente pegar porque eles costumam ser bastante organizados, então quando a Guarda Municipal ou a Polícia chega, geralmente, conseguem se desfazer, escondem a droga. O canil tem o auxílio do cão farejador, o que facilita a atividade”, diz.

O cão que apoiou as prisões desta segunda é treinado também para guarda e proteção e acompanha os agentes nas rondas em diversos pontos da cidade, além de atuar para detectar drogas.

(Luciana Marschall e Evangelista Rocha)