Correio de Carajás

Dupla do Portal Correio ganha prêmio estadual de jornalismo

Ulisses e Luciana recebem do secretário de Estado de Turismo, André Dias, o prêmio de melhor reportagem sobre Turismo em 2019

Com o Especial CorreioDoc “Paraíso das águas, da ciência e da fé”, o Portal Correio de Carajás conquistou o 1º lugar no V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”. A premiação é realizada pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Pará), em parceria com o Governo do Pará, por meio das secretarias de Turismo e de Comunicação (Setur e Secom) e Imprensa Oficial do Estado (Ioepa).

A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta quinta-feira, 12, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém, contando com a presença de mais de 100 profissionais de comunicação do Pará. As finalistas na categoria “Jornalismo Online” foram as reportagens “Ilha do Marajó é opção para quem curte belezas naturais e exóticas”, escrita por Andréa Anastácia França Miranda”, do G1; Ilha do Combu: Tradição e inovação na cultura e no turismo paraense”, de Mateus Botelho Braga, do site Na Cuia; e “Serra das Andorinhas: paraíso das águas, da ciência e da fé”, dos jornalistas Ulisses Pompeu e Luciana Marschall, do Portal Correio de Carajás.

Além de Ulisses Pompeu e Luciana Marschall, também foram a Belém e participaram da premiação, o designer gráfico Dihon Albert e o filmaker e produtor Breno Pompeu, essenciais para o laytout e amplitude da reportagem vencedora. “Também agradecemos à Fundação Casa da Cultura de Marabá pelo apoio, à equipe do Ideflor-bio de São Geraldo do Araguaia, moradores da APA do Araguaia, brigadistas e guias turísticos que atuam na Serra das Andorinhas, porque percorrer uma área tão imensa sem o conhecimento de pessoas experientes não seria possível. Também agradecemos à diretora geral do Grupo Correio, Minele Raposo, que comprou a ideia do projeto e apoiou a equipe com a logística necessária para viagens à Serra das Andorinhas”.

Leia mais:
Equipe que preparou o Especial Serra das Andorinhas vibra com a premiação de R$ 12 mil

Segundo Pompeu, foram realizadas quatro excussões ao parque para poder reunir imagens e informações para a produção da reportagem, uma das mais expressivas que já foram realizadas. “O CorreioDoc é um conteúdo especial do Portal Correio, idealizado para abrigar matérias de fôlego, mas amplas, reflexivas, mas sempre com o viés de apresentar ao leitor um conteúdo diferenciado, inédito.

Luciana Marschall, que é natural do Paraná e chegou há oito anos a Marabá, disse que ficou muito motivada a construir uma pauta tão diferente da que costuma fazer no dia a dia. “Tive de enfrentar uma subida que parecia que não tinha fim, mas o que a gente encontra lá em cima, na Casa de Pedra, é um espetáculo da natureza inesquecível. Acho que todas as pessoas deveriam visitar aquele paraíso chamado Serra das Andorinhas. Quem vai, fica sempre com vontade de retornar em breve”, avalia.

Desde que foi criado, o CorreioDoc já acumula três grandes reportagens: “Especial Rio Itacaiunas”, “Que os vizinhos da Prosegur se explodam” e o Serra das Andorinhas. “Na próxima semana publicaremos um novo conteúdo, também inédito, sobre profissões ligadas à mineração, cujos profissionais são formados em Marabá”, antecipa Ulisses, reconhecer ser um spoiler do que virá.

Jornalistas de vários veículos concorreram ao prêmio da Abrajet em cinco categorias
 

O mesmo conteúdo do Especial Serra das Andorinhas do Portal Correio de Carajás foi reeditado e publicado em outubro último no Jornal Correio, com um caderno especial de oito páginas, que também recebeu muitos elogios. Aliás, com esse conteúdo, o jornal acabou sendo indicado entre os três finalistas do prêmio da Abrajet-PA. A vencedora foi a matéria do DIÁRIO “Paraíso da Criação”, da jornalista Lais Azevedo, do caderno Você.