Correio de Carajás

Dupla acusada de assalto é morta em confronto com a Polícia Militar

Dois jovens acusados de assalto foram mortos no início da manhã de ontem, domingo, 1º, em confronto com a Polícia Militar. A refrega aconteceu por volta de 7 horas na Rua Cláudio Coutinho, entre as ruas Sol Poente e Marabá, no Bairro da Paz, em Parauapebas.

De acordo com a Polícia Militar, a dupla estava realizando diversos assaltos na cidade e, ao avistarem a viatura, no momento que faziam mais uma vítima, os dois tentaram fugir e fizeram disparos contra os policiais, que revidaram, houve o confronto e os assaltantes acabaram sendo alvejados e morreram no local. Algumas pessoas reconheceram os dois como sendo os bandidos que as assaltaram.

Paulo Henrique Vargas Gaia, de 18 anos, era natural de Novo Repartimento, no Pará, e Vinicius Costa de Sousa, de 19 anos, era de Boa Vista, no Estado Roraima. Os dois moravam no Bairro Liberdade I, onde os corpos deles foram velados esta manhã, segunda-feira, 2, em uma igreja evangélica.

Leia mais:
Vinicius Sousa

Segundo a Polícia Militar, os acusados dispararam ao menos cinco tiros contra a guarnição, que tentou fazer a abordagem deles. Com eles foram apreendidos um revólver calibre 38, com quatro munições deflagradas, sendo uma ‘’picotada’’; um simulacro (modelo pistola); oito aparelhos celulares das vítimas; R$ 482,50 em espécie; e uma motocicleta Honda/Fan 150, na qual eles estavam realizando assaltos na cidade.

O delegado Gabriel Henrique, responsável pelo caso, não quis gravar entrevista, mas informou que 13 pessoas já procuraram a 20ª Seccional de Polícia Civil se dizendo vítimas da dupla. Oito delas informaram que foram atacadas pelos bandidos no mesmo dia em que eles foram mortos. As outras contaram que foram atacadas em dias anteriores.

Os estampidos dos tiros acordaram muita gente, que saiu à rua para o ver o que estava acontecendo. Logo, houve aglomeração no local, para ver os corpos dos jovens estendidos no chão.

Paulo Gaia

A polícia acionou o Instituto Médico Legal (IML), que fez a remoção dos corpos. Segundo o cabo Lobo, da Polícia Militar, os policiais estavam fazendo patrulha na área, quando avistaram a dupla atacando um homem e sendo bastante violentos com a vítima. “Nós nos aproximamos e eles tentaram fugir e fizeram disparos em nossa direção, repelimos a agressão, atingindo os dois criminosos, que vieram a óbito no local”, detalha o cabo.

Ainda de acordo com o policial, a dupla já era conhecida da polícia e costumava agir de forma violenta. Inclusive, na hora, chegaram pessoas contando que foram agredidas pelos bandidos. “Uma das vítimas nos informou que eles chegaram a efetuar um disparo em sua direção, que por sorte não a acertou, e a outra contou que levou uma coronhada dos meliantes”, relata.

O cabo ressalta que os dois estavam fazendo arrastão no bairro, já tendo feito várias vítimas pela Rua Araguaia, roubando celulares e outros pertences. Depois, subiram pela Rua Sol Poente e, na Rua Cláudio Coutinho, “deram azar de bater de frente coma eles”.

“Inclusive, duas pessoas nos informaram, no local, que um dos acusados estaria envolvido em um latrocínio que aconteceu no bairro Morada Nova. Isso vai ser investigado pela Polícia Civil. A nossa parte foi feita, tirando os dois criminosos de circulação. É aquela velha história, o cara é que escolhe. Ou vai sentado ou vai deitado. Eles escolheram ir deitados. Atiraram contra a guarnição e foram ‘pro sal’”, concluiu o policial. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)

 

Fotos: Ronaldo Modesto