Correio de Carajás

Dois monitorados pela Justiça são presos por roubo

Embora haja controvérsias na história do crime, ambos foram autuados, pois estavam envolvidos

O roubo a uma loja no Núcleo Cidade Nova, em Marabá, levou a Polícia Militar a deter os suspeitos do crime, momentos depois, nesta segunda-feira (12). Os jovens envolvidos na situação são Lucas Guimarães Vieira, de 25 anos, e Ronivon Dias de Sousa, de 26. Detalhe: ambos usavam tornozeleira eletrônica.

Segundo informações colhidas pelo Portal Correio com o sargento Alves, à frente da operação, assim que o roubo ocorreu, a vítima e dona do estabelecimento se dirigiu até a delegacia com a numeração da placa da moto utilizada pelos dois indivíduos envolvidos e características do veículo e dos homens.

Diante as referências repassadas, foram feitas buscas pelos suspeitos e a moto, de cor roxa e incomparável, foi encontrada e, consequentemente, a dona do veículo, esposa de Ronivon. Ao ser questionada, a mulher explicou que esse não se encontrava na residência, pois tinha ido comprar um material de construção e também que não estava ciente de roubo algum.

Leia mais:

No instante em que a guarnição conversava com sua mulher, Ronivon dobrou a esquina a pé para entrar em casa, momento em que se deparou com as viaturas na porta e, sem pensar duas vezes, saiu correndo, conforme o relato da PM. Diante da ação, policiais foram atrás e conseguiram contê-lo.

Durante a abordagem, a narrativa do suspeito foi de que ele havia emprestado a motocicleta de sua mulher para Lucas, com quem fez amizade no presídio e manteve aqui fora, para que ele fosse buscar uma menina e que também não fazia ideia do crime. Ele, ainda, se justificou dizendo que só teria corrido ao ver a guarnição por “instinto”.

Tal história foi confirmada pela advogada de Ronivon, Cristina Longo, que o acompanhava na delegacia no momento em que esse foi autuado e conversou com a reportagem. De acordo com ela, foi concedido a Ronivon no dia 6 de dezembro, o regime semiaberto harmonizado com monitoramento eletrônico, e que ele trabalha pela manhã e estuda Direito à noite.

A narrativa contada pela representante do jovem de 26 anos pretende constatar que ele não está envolvido diretamente no crime e que sequer sabia que a moto emprestada seria utilizada por Lucas para cometer o roubo. A esposa de Ronivon, grávida, na porta da 21ª Seccional Urbana de Polícia também sustentava tal argumento.

Ainda sobre a captura dos envolvidos, o sargento Alves contou que Ronivon indicou onde estaria Lucas, e que esse foi detido dentro da casa onde mora com relógios, colares e outros objetos roubados do estabelecimento, além de uma arma com numeração raspada. Durante a abordagem, o jovem de 25 anos tentou escapar pulando o muro, mas a guarnição conseguiu detê-lo e ele foi autuado.

Sobre o envolvimento do último no crime não há dúvidas, tendo em vista que a vítima do roubo o reconheceu e, agora, ele está à disposição da Justiça. A reportagem não teve acesso ao relato de Lucas. (Thays Araujo)