Correio de Carajás

Dnit fará intervenção na ponte sobre o Itacaiunas a partir de hoje à noite

Intervenções de adequação nos acessos vão começar ainda na noite desta terça-feira

✏️ Atualizado em 18/11/2025 17h55

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou, nesta terça-feira (18), que a nova Ponte sobre o Rio Itacaiunas, na BR-230, em Marabá, passará por um novo ciclo de avaliações técnicas em sua estrutura. Por conta disso, haverá mudanças temporárias no fluxo de veículos a partir desta quarta-feira (19), logo nas primeiras horas da manhã.

De acordo com o órgão federal, o tráfego na ponte nova será restrito exclusivamente a veículos leves durante o período dos trabalhos. Já os veículos pesados, como caminhões e carretas, serão desviados para a ponte antiga, que funcionará em sistema de “vai e vem”, nos sentidos crescente e decrescente. O objetivo é garantir a segurança dos usuários e permitir que a equipe técnica faça as inspeções estruturais necessárias.

As intervenções de adequação nos acessos vão começar ainda na noite desta terça-feira, com reorganização das faixas e implantação de nova sinalização. Caminhões que vêm no sentido do shopping deverão utilizar a faixa da esquerda para acessar a ponte antiga, conforme orientação do DNIT.

Leia mais:

As restrições permanecerão válidas até a conclusão dos trabalhos, podendo ser estendidas caso sejam identificadas necessidades adicionais de manutenção.

Intervenção recente

Esta não é a primeira vez, em 2025, que a ponte passa por alterações no fluxo de tráfego. Em março deste ano, o DNIT realizou outra intervenção para inspeções estruturais, o que também exigiu operação especial de trânsito e desvio de veículos pesados. À época, a medida foi adotada após detecção de pontos que necessitavam de monitoramento, reforçando a atenção constante com a segurança da estrutura, uma das mais importantes do sistema viário de Marabá.

Com o novo alerta, o DNIT pede compreensão dos usuários e reforça que as medidas são essenciais para garantir a integridade da ponte e a segurança de todos que trafegam pela via.