Correio de Carajás

DNIT admite falhas na sinalização e pede reforço de fiscalização na ponte interditada

Departamento de Infraestrutura instala quebra mola para tentar frear acidentes na ponte interditada

Quebra-mola e oitavo pórtico foram instalados na ponte interditada sobre o Rio Itacaiunas / Foto: Fernando Paiva
Por: Ulisses Pompeu, com informações da Câmara Municipal
✏️ Atualizado em 08/12/2025 12h28

Em resposta a um ofício da Câmara Municipal de Marabá, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) respondeu e detalhou a situação crítica da segunda ponte sobre o Rio Itacaiunas, que liga a Cidade Nova à Nova Marabá e à Marabá Pioneira. O documento fala em “medidas adotadas e orientações técnicas” para garantir a segurança no tráfego enquanto novas avaliações estruturais são realizadas.

A situação é tão crítica, que em 20 dias de interdição, condutores de caminhões derrubaram o pórtico delimitador de peso bruto por sete ocasiões. Para tentar frear os danos, o Dnit resolveu, no último final de semana, instalar um quebra-mola há poucos metros do pórtico. Nesta segunda-feira (8), começou a pintar o quebra-mola e a instalar um novo pórtico (de novo).

Quebra-mola instalado pelo Dnit / Foto: Josseli Carvalho

No documento, o Dnit informou aos parlamentares que a Coordenação de Manutenção de Estruturas e Contenções (COMEC) disse que acionou o Consórcio Infragestão, responsável pelo Contrato nº 00392/2025, para elaborar Análise Técnica Conclusiva sobre a ponte. O levantamento identificou manifestações patológicas em estacas, blocos, pilares e tabuleiro, levando à recomendação de interdição parcial da estrutura, permitindo apenas o tráfego de veículos com Peso Bruto Total (PBT) de até 4 toneladas.

Leia mais:

Quanto à previsão de conclusão da inspeção, o DNIT informou não ser possível definir prazo para encerramento das restrições, uma vez que esses prazos dependem de novas investigações estruturais que ainda serão executadas. A autarquia afirmou que somente após esses resultados será possível determinar o escopo definitivo das intervenções e o cronograma das medidas corretivas.

O DNIT também respondeu ao questionamento da Câmara sobre a sinalização nos acessos da ponte, admitindo que, apesar dos esforços técnicos e operacionais empregados pela Unidade Local, ainda há ocorrências relacionadas ao descumprimento da restrição de tráfego. A autarquia destacou que cabe à Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizar fiscalizações ostensivas para preservar a segurança dos usuários da rodovia.

Diante disso, o DNIT recomendou a intensificação da fiscalização de veículos pesados nas proximidades da ponte, medida considerada essencial para assegurar o cumprimento do limite de PBT determinado.

Foto: Taís Oliveira

Por fim, o departamento informou que mantém diálogo direto com entidades municipais e federais, com o objetivo de garantir a adoção de ações preventivas e emergenciais para proteger os usuários que circulam pela BR-230/PA enquanto perdurar a situação estrutural da ponte.

A Reportagem do CORREIO solicitou, ao DNIT, pedido de informações e aguarda, na tarde desta segunda-feira, um e-mail com os dados atualizados).