Correio de Carajás

DMTU traz dados alarmantes de acidentes de trânsito em Marabá

De acordo com os números, o núcleo Nova Marabá é o local com maiores ocorrências

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é relembrado anualmente no terceiro domingo de novembro e, neste ano, em Marabá, a data será destacada pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) com uma ação que ocorrerá pela manhã neste sábado (19) na entrada da Marabá Pioneira. Para além do ato simbólico, o órgão também aproveita o momento para expor números alarmantes de acidentes no município.

O DMTU compareceu ao estúdio da Rádio Correio FM na manhã desta sexta-feira (18) para falar sobre a ação conscientizadora que compreenderá a entrega de mudas de plantas no bairro pioneiro, representando através de outro ser vivo a vida ceifada precocemente. O intuito é causar uma reflexão sobre impacto da imprudência no trânsito e homenagear as pessoas que escaparam da morte em acidentes, mas que sobrevivem com sequelas, e tiveram suas vidas tristemente modificadas.

Além disso, trata-se do momento ideal para, também, agradecer os membros de resgate, compostos pelo Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Leia mais:

O contexto histórico da data vai além da legislação nacional, é um movimento que começou nos anos 90 na Europa e desde 2005 foi aprovado pelo conselho geral da Organização das Nações Unidas (ONU), como uma resolução visando diminuir, mundialmente, as estatísticas de violência no trânsito.

Trazendo o assunto para uma perspectiva local, os dados infelizmente são alarmantes e exigem enfoque. Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito, Rafael, o núcleo Nova Marabá é a área com maiores ocorrências de acidentes fatais. Em 2021, houveram 901 ocorrências de trânsito no município. No núcleo mais violento o número chegou a 360. São Félix e Morada Nova, juntos, obtiveram 165 chamadas, enquanto a Velha Marabá teve 43.

No ano de 2021, foram realizados 7.811 atendimentos. Desses, 2.641 foram de ocorrências de trânsito. Em 2022, 5.762 atendimentos foram executados, sendo 1.479 por acidentes. Do total, 145 foram de atropelamentos, 45 de acidentes de carro, 774 de acidentes motociclísticos, 326 envolvendo carro e moto, 34 envolvendo dois veículos e 164 envolveram só motocicletas.

Outro dado necessário de se divulgar é que houveram 4.418 trotes: “É uma situação na qual a gente pede a compreensão da sociedade que evite e tenha consciência de que esse tipo de atitude pode causar demora em um atendimento, ceifando a vida de alguém em necessidade urgente”, explica o agente.

O pedestre, o motociclista e o ciclista são os mais vulneráveis em tais circunstâncias por estarem mais expostos. Rafael elucida que é preciso proteger e trazer mais consciência para os condutores de veículo de grandes portes, seja o automóvel, camionete ou caminhão. É necessário da conscientização não somente desses motoristas para transformar o trânsito em um lugar mais seguro, mas da população no geral. (Thays Araujo)