Durante os meses de julho e agosto, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) realizou uma série de ações de fiscalização em Marabá. Foram realizadas 1.232 abordagens, com 221 autos de infração de trânsito lavrados, 380 testes realizados com o uso do etilômetro passivo (bafômetro) e 23 testes com etilômetro ativo.
Desse total, foram geradas sete autuações pelo Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (dirigir sob a influência de álcool), mais 10 autuações pelo Artigo 165-A do CTB, que é a recusa a realizar o teste de alcoolemia; e ainda sete condutores foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil pelo crime previsto no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (alcoolemia).
O objetivo das ações é combater infrações, reduzir os índices de alcoolemia no trânsito e garantir a segurança em áreas de grande fluxo de veículos. Essas ações visam proporcionar maior segurança à população, abordando o trânsito de maneira técnica e estruturada, com o propósito de diminuir os índices de sinistros e melhorar a fluidez, segurança, acessibilidade e qualidade de vida de todos.
Leia mais:As operações contaram com a parceria da Polícia Militar, Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN), e foram realizadas em locais estratégicos, com ênfase na aplicação da Lei Seca. Isso permitiu uma fiscalização mais rigorosa dos condutores que ainda insistem em dirigir sob a influência de álcool, com a intenção de resguardar vidas no trânsito.
(Da Redação)