Correio de Carajás

DMTU ganha novos agentes e coletes balísticos

Os novos agentes são do concurso de 2018 e cumpriram 200 horas de treinamento teórico e prático

A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), realizou a cerimônia de formatura e entrega dos certificados de 18 agentes de trânsito e transportes municipais, sendo 10 deles novos na função, passando a atuar no Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU). A solenidade aconteceu, no dia 10, no auditório da Faculdade Carajás, em Nova Marabá. Na oportunidade, a prefeitura entregou coletes balísticos para todos os agentes do órgão, agora 113, ampliando a política de valorização profissional e fortalecendo o projeto da SMSI de equipar os órgãos que integram a segurança institucional do município.

Os novos agentes são do concurso de 2018 e cumpriram 200 horas de treinamento teórico e prático. De acordo com o professor Juarez Marinho do Nascimento, instrutor pela empresa D’Paula e conselheiro do  Cetran/SP, os guardas estão preparados para a missão nas ruas, com conhecimento da legislação de trânsito e suas atualizações.

“O código de trânsito em si, é de 97, mas vem sofrendo constantes mudanças e a gente precisa ter um corpo preparado para essas alterações. Então esse preparo dos agentes foi para adequar a fiscalização de acordo com as novas normas, que possam observar as recentes alterações relacionadas ao comportamento das pessoas, visando um trânsito mais seguro”, ressalta o instrutor.

Leia mais:

O secretário municipal da SMSI, Jair Guimarães, enfatiza que a estruturação e fortalecimento do órgão tem como objetivo principal atender melhor a população com a redução de acidentes, a manutenção de trânsito ordeiro e sem violência.

“O DMTU vem a cada dia fazendo o seu papel, controlando o tráfego, orientando, coordenando e esse trabalho vem cada dia mais sendo coroado com essas estruturas. O prefeito e a secretaria estão promovendo isso a este órgão, que hoje tem uma sede boa com elevador, móveis novos. Cada agente de trânsito hoje trabalha com talonário eletrônico, que é pra fazer auto de infração, ocorrências de acidentes, estatísticas, consultas. Estamos entregando mais de 100 coletes balísticos, de alta performance, que é mais uma proteção. O agente tem viaturas boas, rádios na viatura e individual, então esses avanços vêm pra devolver e melhorar ainda mais a prestação do serviço pra sociedade e assim todos saem ganhando”, pontua o secretário.

Benildo Rosário, coord. de operação e fiscalização, mostra colete

Para o diretor de Trânsito do DMTU, Jocenilson Silva, o trabalho dos novos agentes vai somar com os demais com foco na segurança da população. “Com essa nova turma, a gente vai melhorar e reduzir cada vez mais os índices de acidentes, de leitos ocupados por vítimas de acidentes, a nossa intenção é salvar vidas, por isso, estamos aqui nessa corrente, para chegar ao nosso objetivo que é diminuir os acidentes. Somos a terceira frota do estado, e esses novos agentes contribuirão para que a fiscalização aconteça de forma mais efetiva e uma resposta mais rápida pra sociedade”, observa o diretor.

Os certificados de formação foram entregues aos agentes ao final da cerimônia, dentre os novos agentes, está César Soares, que exercia a mesma função, há 3 anos, em Jacundá, mas não desperdiçou a oportunidade de assumir o concurso em Marabá. “É um momento de alegria, estamos a cinco semanas de curso e o objetivo é prestar o serviço de fiscalização com maior empenho para o marabaense. No curso, lidamos com os desafios de situações de condutores mal informados, do uso de capacete, cinto de segurança, dentre outros, e de como tratar o cidadão, cada um no seu grau” comenta.

Guiomar Oliveira também comemora a diplomação e já sabe como vai desenvolver o trabalho nas ruas. “Cada dia melhorar mais o trabalho, levar a população a conscientização de como andar no trânsito. É muito bom a gente tá certinho no trânsito quando a gente é abordado, não fica aquela situação mal vista. Tem gente que vê o agente com maus olhos quando é abordado, pensando que queremos algo negativo, e não é isso, queremos algo positivo pra não venha acontecer um acidente de trânsito, acontecer algo com a própria vida”, observa a agente.

Deusangela Ribeiro só pensa em exercer a função com seriedade e de forma cortez. “O sentimento é de alegria e felicidade, muita satisfação. O meu objetivo é ajudar ao próximo, fazer diferença no trânsito de Marabá que precisa da nossa ajuda. Só quero ajudar, e enfrentar os desafios da profissão pela frente” disse agente.

Os mais de 100 coletes balísticos foram entregues para os agentes do DMTU após a solenidade de formatura. Todos assinaram um termo de cessão do equipamento, que há muito era aguardado pelos profissionais.  Benildo Rosário, coordenador de operação e fiscalização do DMTU, é da primeira turma, de 2000, e comemora mais esse avanço.

“É uma conquista, a gente vinha reivindicando há muito tempo pra trazer mais segurança no nosso trabalho, uma vez que desenvolvemos nossas funções durante o dia e a noite nas operações. Agora é uma realidade, estamos muito felizes porque podemos contar com mais essa segurança”, afirma Rosário. (Com Ascom PMM)