Correio de Carajás

DMTU explica renovação e ampliação da sinalização viária em Marabá

Faixas de pedestres e placas contendo comandos de proibições, condições e obrigações foram instaladas ao longo da cidade

Sinalização está sendo ampliada, segundo o órgão/Fotos: Divulgação

Na intenção de aprimorar o fluxo de pessoas e veículos, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) tem intensificado as ações em torno da sinalização horizontal e vertical no município de Marabá.

Segundo Edisnei Pereira Barros, coordenador de sinalização do órgão, atualmente a cidade possui 13 mil metros quadrados de sinalização horizontal e vertical, fora os semáforos.

Edisnei Pereira Barros, coordenador de sinalização do DMTU

Foram instaladas ao longo da cidade placas contendo comandos de proibições, condições e obrigações para pedestres, ciclistas e condutores de veículos. “Todos os bairros foram contemplados e estão sinalizados. Claro que não deu pra fazer uma cobertura maior, mas conseguimos revitalizar todos os semáforos da cidade para facilitar ainda mais o tráfego dos usuários”, explica, informando que o trabalho de segurança no trânsito é prioritário.

Leia mais:

Além de assegurar o melhor fluxo nas vias da cidade o Departamento realiza manutenções das sinalizações que estão desgastadas, tanto no centro da cidade, como nas áreas mais afastadas, incluindo a Vila Murumuru, Vila Sororó e Vila Brejo do Meio.

“Nossa equipe sempre está em campo, principalmente onde novas vias estão sendo pavimentadas. Fazemos um estudo técnico, onde é feito um projeto de sinalização”, conta o agente Barros.

Na Marabá Pioneira, semáforo ganhou sinal de pedestres

Fazem parte do corpo técnico do DMTU, um engenheiro civil e um ambiental, com especialidade em engenharia de tráfego, que projetam sinalizações e fazem estudos nas áreas pré-definidas.

Questionado pela reportagem do CORREIO sobre sugestões ou reclamações em relação a sinalização (ou a falta dela), o coordenador ressalta que é preciso que o cidadão oficialize junto ao departamento.

“Uma equipe vai até o local fazer o levantamento, e caso haja viabilidade e necessidade, a gente faz a sinalização, o que não é algo barato”.

O agente Barros fala ainda que, caso uma pessoa seja flagrada depredando uma sinalização, será feita uma ocorrência e o cidadão identificado vai arcar com as despesas daquele equipamento ou daquela sinalização.

 

Outro ponto levantado por este CORREIO é sobre a fiscalização de agentes de trânsito nos estacionamentos de shopping centers e supermercados.

Ele explica que nesse locais eles podem fiscalizar, notificar, multar e remover o veículo, mas com uma ressalva. “Fiscalizamos as vagas de idoso e deficiente. Então, se você não está habilitado, não estacione nessas vagas. Essas placas precisam ser respeitadas em qualquer lugar e as pessoas que não gozam desse direito estão passíveis de multa e até remoção do veículo”.

 

Aos idosos, o agente reitera que para disponibilizar do cartão do idoso, basta ir à sede do DMTU com um documento, foto 3×4 e comprovante de residência, que o cartão é feito na hora de forma gratuita.

Por fim, o agente pede que motoristas, ciclistas e pedestres respeitem as sinalizações das vias. “Vamos ficar mais atentos ao trânsito”, pede.

(Ana Mangas)