Correio de Carajás

DMTU em alerta por embriaguez no fim de ano

Agente de trânsito entrega panfletos para motorista no semáforo da Folha 27/ Fotos: Evangelista Rocha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Neste fim de ano, período em que o número de acidentes de trânsito cresce por efeito da imprudência, toda precaução ao volante é vital. Como forma de resguardar o direito à vida, agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) estão nos semáforos da cidade desde o início da semana entregando panfletos com orientações aos condutores.

Um deles é o desenho “Jogo do Aprendiz”, que apresenta situações que podem ser evitadas pelos motoristas no trânsito e também alerta para o respeito às medidas de prevenção ao contágio pela covid-19. Ele foi desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) diante do crescente número de autuações por embriaguez.

No folheto, o órgão de trânsito crava que o princípio da tolerância zero é o lema para identificar e punir motoristas que dirigem sob efeito de álcool, colocando a vida de outras pessoas e a própria vida em risco. Também menciona artigo da norma de trânsito que prevê sanções para quem conduz nesta condição.

Leia mais:

De acordo com Rogério Mathias, coordenador de Educação para o Trânsito do DMTU, o ato nos semáforos traduz a preocupação das autoridades com os acidentes no fim de ano. “Idealizamos esta ação educativa de fim de ano porque se preocupamos com a vida das pessoas. Bebida e direção não combinam. Não transforme alegria em dor”, argumenta ele.

Rogério Mathias exibe para a Reportagem conteúdo de folheto entregue em blitz educativa

O agente apela aos condutores que vigiem o uso de capacete e a revisão dos veículos. “Vai sair de casa? Não esqueça o capacete. Vai fazer aquela viagem de fim de ano? Não esqueça a revisão geral do veículo. Dê uma atenção especial ao nível do óleo, à calibragem dos pneus e ao funcionamento dos freios. Isso é importante”, enfatiza.

A equipe de reportagem do Jornal acompanhou de perto o trabalho dos agentes no semáforo da VP-8, Folha 27, Núcleo Nova Marabá, na manhã de quarta-feira (23). O motorista Paulo Araújo da Costa foi eloquente em crítica à imprudência. “As pessoas precisam ter mais respeito no trânsito. O que tem de motorista dirigindo alcoolizado, invadindo preferencial e cometendo outras infrações não é brincadeira”, finaliza. (Da Redação, com informações de Chagas Filho e Evangelista Rocha)

Mais

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

O Pará recebeu, na tarde desta quinta-feira (6), a décima oitava remessa de vacinas contra a Covid-19. Foram enviadas pelo…
Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

O município de Marabá sediou na tarde desta quarta-feira, 5, um encontro entre a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção…
OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

A chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, elogiou hoje (6) o posicionamento dos Estados Unidos a favor…
Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

O Ministério da Saúde autorizou hoje (6) mais 284 leitos com suporte ventilatório pulmonar para tratamento de pacientes com quadro…
Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Uma manifestação promovida por colonos da Serra do Cedro, vilarejo localizado a 30 quilômetros de Parauapebas, bloqueou a garagem da…
Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

O Pará registrou nesta quarta-feira (5) um total de 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes. De acordo com o…