A informação foi revelada pelo secretário de Segurança Institucional de Marabá, Jair Barata Guimarães, durante reunião com os órgãos de segurança sobre a Operação Verão 2020 na manhã desta quinta-feira (9). Ainda de acordo com o titular da pasta, praias, balneários e igarapés serão alvo de massiva fiscalização após a liberação, que acontecerá neste domingo (12). A medida consta em decreto editado pela prefeitura na semana passada.
Jair Guimarães narra que as blitze coordenadas pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) vêm com uma novidade neste verão. Em fevereiro, o órgão recebeu três etilômetros, que são os equipamentos responsáveis por medir a concentração de álcool no sangue do condutor. “Agora eles [bafômetros] finalmente serão inaugurados”, garante.
A reunião, convocada por Guimarães e ocorrida no auditório do Comando de Policiamento Regional II (CPR II), contou com a presença de Emanuel Souza Cruz, diretor do DMTU; Thiago Carneiro Rodrigues, superintendente regional da Polícia Civil do Pará; do tenente-coronel Juniso Honorato e Silva, comandante regional da Polícia Militar; e de membros da imprensa.
Leia mais:Conforme o delegado Thiago Carneiro, este é um verão atípico. “Vivemos um momento diferente em função da pandemia da covid-19, mas nem por isso as ações da segurança pública deixarão de acontecer”, penhora ele, sinalizando que a Polícia Civil deve atuar com ainda mais rigor neste período.
Entre as determinações da prefeitura no documento que libera o uso de praias, igarapés e balneários pelos veranistas, está a restrição de horário de deslocamento, que agora será das 6h às 16h. Após isso, somente será permitido o retorno dos usuários.
O acesso à Orla de Marabá será liberado somente para pedestres. Os veículos continuam proibidos de trafegar pela Avenida Marechal Deodoro. O funcionamento de atividades de comércio, como barracas e ambulantes, também será liberado.
O tenente-coronel Juniso alerta, entretanto, para a proibição de acampamentos. “Marabá está na faixa laranja, a qual permite algumas situações que antes estavam restringidas. Acampar não é uma delas. A venda e o consumo de bebidas alcoólicas também estão vetados [nas praias, igarapés e balneários]”, menciona.
Sobre o papel da Polícia Militar nas ações de fiscalização, Juniso é categórico. “A Polícia Militar estará lá [nos pontos de lazer] para orientar [os banhistas]. Bebidas alcoólicas estão proibidas e os vendedores podem ser responsabilizados”, enfatiza.
Nos próximos dias, uma reunião deve ser convocada pela Segurança com barqueiros e donos de barracas a respeito de como esses profissionais devem proceder no caso de banhistas levando bebidas em isopor para consumir nos locais liberados. (Da Redação)