📅 Publicado em 13/10/2025 15h50✏️ Atualizado em 13/10/2025 15h52
A programação já prevista para toda esta semana, até a grande procissão do Círio de Marabá, no domingo (19), está 100% mantida, inclusive com a liberação do Círio Fluvial pelos órgãos de segurança. É o que foi divulgado pela Diretoria do Círio na manhã desta segunda-feira (13), após a última grande reunião da área de segurança. A equipe falou à imprensa durante coletiva, e detalhou algumas das decisões alinhadas entre a Diocese e os órgãos de segurança.
O encontro aconteceu no auditório do comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, uma vez que o Exército faz parte da operação de apoio e suporte.
A equipe ratificou que há condições e que o Círio Fluvial será realizado, como destacou o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, Marcos Norat, atual coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec). Ele afirmou que o nível do rio Tocantins está favorável à procissão sobre as águas.
Leia mais:
O coronel, em entrevista coletiva, explicou que na última medição, realizada na sexta-feira, o nível médio do rio estava em 1,74 metros e a previsão é de que para a romaria fluvial, no dia 18, exigirá cerca de 1,68 a 1,69 metros.
Norat também faz uma importante orientação para quem for acompanhar o Círio Fluvial por meio de embarcações e lanchas: de que obedeçam às instruções da Defesa Civil. “A principal embarcação será a da Santa. Hoje o nível do rio está baixo, então para que nós não tenhamos algum problema com as embarcações, que elas se coloquem na parte de trás da embarcação da Santa”. O coronel afirma também que equipes da Comdec e outros órgãos estarão presentes no evento, assegurando a integridade dos romeiros.
CORRIDA DO CÍRIO
Outra pauta abordada na coletiva foi a respeito da tradicional Corrida do Círio, que não irá acontecer neste ano. O bispo da Diocese de Marabá, dom Vital Corbellini, ao lado da diretora de evangelização, Lady Anne, explicaram o porquê da determinação.
Segundo o bispo, tem haver porque outras corridas estão acontecendo durante a temporada nazarena e confirmou de antemão que em 2026, terá uma nova adaptação da prova. Já Lady acrescentou que 2025 é o Ano Santo – determinado pelo Papa Francisco (1936-2025) – e que outras ações especiais estão sendo realizadas pela Igreja.
“Foi necessário a diretoria da festa aprimorar e fortalecer outros eventos, porque graças a Deus o nosso Círio em Marabá tem muitas atividades que fazem toda diferença. Então nós pontuamos algumas programações para adequar a agenda do Ano Jubilar, e de uma forma ou de outra atender toda a população católica”, completa.

AÇÃO INTEGRADA
Na reunião, estiveram presentes também representantes da Polícia Militar, da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e da Direção de Segurança do Círio. Cada um destacou a importância do papel que seu órgão vai desempenhar durante o evento.
A major Luciana Silva, subcomandante do 4º BPM, afirmou que a Polícia Militar estará ao lado da comunidade durante toda a procissão, oferecendo total apoio. Ela reforçou que a PM está preparada para garantir a segurança de todos. Para os romeiros e promesseiros, ela disse: “Venham com tranquilidade, pois estaremos esperando por vocês e prontos para ajudar no que for preciso.”
Walter Moraes Júnior, que é o diretor de segurança do Círio, comentou que mais de 1.000 agentes atuarão durante o evento para proteger todos os fiéis. Ele destacou que quem participa do Sírio pode se sentir seguro para expressar sua fé e fazer suas orações, sempre em sintonia com Jesus Cristo e Nossa Senhora de Nazaré.
Moraes também agradece a Faculdade de Ciências Médicas do Pará (FACIMPA) pela a assistência médica que irá desempenhar no domingo e reforça as orientações a barqueiros durante o Fluvial. “Esperamos que os proprietários de embarcações, obedeçam aos órgãos de segurança que estarão fazendo a fiscalização no dia para que nós tenhamos um Sírio Fluvial seguro”, pontua.
O major Souza Abreu, oficial de comunicação social da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, conta que o batalhão vem se preparando para a festa da fé por três meses, pois o Círio faz parte do calendário oficial das atividades do exército. Já serviram na Ciclo e Moto Romaria na última semana e estarão presentes também no final de semana das celebrações nazarenas, com aproximadamente 600 militares em atividade na segurança. “É um evento importante para nossa sociedade e a nossa brigada, sabemos também da importância do evento. Vamos apoiar para que o 45º seja um sucesso como foram todos os anteriores e a população de Marabá possa contar conosco”, garante.
O agente Luz, que é um dos responsáveis pela fiscalização em Marabá pelo Detran, explicou que o departamento trabalha junto com a Força de Segurança Pública de Marabá, incluindo a Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Municipal de Trânsito (DMTU). Essa parceria ajuda a manter o controle do trânsito e garante que tudo aconteça de forma segura.
Ao encerrarem a coletiva, tanto dom Vital quanto as demais autoridades, reforçaram a importância dos romeiros se hidratarem e alimentarem adequadamente, em preparação à grande caminhada. Também é primordial o uso de roupas leves, calçados confortáveis e não esquecer o protetor solar. Afinal, a fé sustenta o espírito, mas os romeiros também precisam cuidar do lado físico.