Correio de Carajás

Diretora de escola rebate crítica sobre quadra de esportes

Em carta enviada ao Portal Correio de Carajás, Maria Ivonete Alves dos Santos Leal, diretora da Escola Tancredo Neves II, na Vila Sarandi, em Marabá, falou sobre a situação da quadra de esportes da escola. Ela foi acusada de impedir o acesso à quadra e de desligar a energia.

Na carta, a diretora diz não acreditar que não seja a comunidade que tenha feito a denúncia, porque ela sempre procurou atender a comunidade na medida do possível, conforme a lei permite, prezando pela cordialidade e parceria entre escola e comunidade.

Ela classifica a denúncia de mentirosa e feita por pessoas que não têm uma ocupação, nem compromisso com as devidas normas estabelecidas. “Já encontramos na limpeza da quadra latas de bebida alcoólica, bagana de cigarro, fralda suja descartável de criança, paredes da escola sujas… caixa de energia quebrada”, diz trecho do documento.

Leia mais:

A diretora denuncia também que os transtornos têm sido grandes no local, provocados por pessoas alheias à escola. “Houve uma vez que tivemos que acionar a polícia para controlar a bagunça porque não respeitaram os colaborares da escola; há vários cortes nas telas que fizeram para entrar na escola e outras dentro da quadra”, denuncia.

Além disso, Maria Ivonete ressalta que estamos num período pandêmico, de modo que a escola não está em atividade presencial com os alunos e somente os colaboradores estão trabalhando de forma presencial na escola.

“Por segurança da vida e saúde dos colaboradores, suspendemos o acesso à quadra, pois eles acabam não fazendo o uso somente da quadra, mas de outras áreas da escola, como bebedouro etc.”, explica.

Ainda de acordo com ela, não há um controle em relação a quantidade de pessoas na quadra para não aglomerar, nem em relação ao uso das devidas normas de segurança de saúde. “Só querem entrar e fazer bagunça, infelizmente. Resumindo, por não acatarem as normas estabelecidas de escola para uso da quadra escolar e por segurança da vida e saúde dos colaboradores que estão lá trabalhando presencial, suspendemos o acesso à quadra escolar”, explica.

Ao publicar a matéria sobre o assunto no portal Correio, ontem (25), procuramos a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e recebemos a seguinte resposta: “A Secretaria de Educação informa que já acionou o Departamento responsável pelo ensino de campo tomar providências imediatas para o restabelecimento da iluminação da quadra e o retorno da prática esportiva no local. Logo em breve os alunos e alunas poderão fazer uso do espaço”. (Chagas Filho)