Na manhã desta quarta-feira (16) foi realizada a cerimônia de diplomação dos eleitos em Nova Ipixuna. Participaram a prefeita reeleita, Maria da Graça Medeiros Matos, a Dra. Graça (MDB), a vice-prefeita eleita, Rosineide Silva De Souza, a Professora Neide (PSB); e os vereadores que irão ocupar as nove cadeiras da Câmara Municipal nos próximos quatro anos. O evento foi presidido pela juíza titular da 23ª Zona Eleitoral, Adriana Divina da Costa Tristão, no Cartório Eleitoral, localizado na Folha 16, no Núcleo Nova Marabá.
A cerimônia foi rápida e restrita apenas aos eleitos, que tiveram o direito de levar um convidado, além dos servidores do Cartório Eleitoral e da Imprensa, cuja presença foi marcada apenas pela equipe do Portal Correio, como medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus. O público externo precisou acompanhar a diplomação do lado de fora.
A juíza eleitoral, Adriana Tristão, reconhece que a medida é necessária, observando que normalmente a diplomação da 23ª ZE é separada da 100ª ZE, que por sua vez certifica os eleitos em Marabá e Bom Jesus do Tocantins. “Optamos por desmembrar a cerimônia para evitarmos a aglomeração. Então, a nossa parte foi realizada pela manhã e à noite os de Marabá e Bom Jesus serão diplomados na Câmara Municipal de Marabá”, explica a juíza eleitoral.
Leia mais:A prefeita reeleita, Dra. Graça, que é médica, reconhece que os desafios em seu mandato serão renovados, tendo como demanda mais solicitada pela população a geração de emprego e renda, a saúde especializada e infraestrutura.
“Temos um projeto de governo de melhorar essas áreas. Sabemos que o Brasil está em uma situação financeira complicada e as prefeituras precisam inovar, como em Nova Ipixuna, que carece de uma atualização das leis para que o município possa captar mais recursos próprios. Dependemos muito de recursos dos governos Federal e Estadual, então precisamos potencializar essa questão”, sustentou Dra. Graça.
O vereador eleito Eduardo Rodrigues da Silva, o Eduardim (PT), que também é agricultor familiar, foi o quarto mais votado de Nova Ipixuna e demonstrou força de vontade para trabalhar pela cidade. “Vamos fiscalizar com responsabilidade e buscar recursos para o município, porque eu acredito que nosso papel vai muito além de criar leis, temos que trazer recursos para ajudar a cidade a se desenvolver”, promete.
Ao ser questionado sobre uma possível candidatura à presidência da Câmara, Eduardim foi cauteloso, argumentando que “tem intenção de ocupar o cargo, desde que seja do interesse do coletivo”, pois “acho que o vereador precisa ter a consciência que o fato de ser presidente, não muda em nada os projetos que o parlamentar almeja para o município”, explicou.
Por outro lado, o vereador reeleito para seu terceiro mandato, Marcos Meireles (PSC), confirmou que estará de mãos dadas com a prefeita para trabalhar por Nova Ipixuna, mas sempre atento às fiscalizações. “A qualidade de vida do nosso povo é o fator principal a ser defendido e hoje vejo que o problema da saúde é o mais demandado na cidade. Como nossa prefeita é médica, vamos nos empenhar em construir uma saúde pública com mais qualidade”, disse Marcos.
Sobre a presidência da Câmara Municipal, Meireles também confirmou intenção de se candidatar. “No último mandato fui presidente no primeiro biênio e novamente pautamos usar essa experiência para avançarmos no Poder Legislativo. Já estamos articulando e conversando com os pares na Casa sobre isso”, revelou Meireles.
A diplomação é indispensável para que os candidatos tomem posse dos cargos no próximo dia 1º de janeiro e a entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. A essa altura, todos já tiveram as contas de campanha julgadas.
Dra. Graça foi reeleita em uma disputa acirrada, vencendo com uma diferença de 71 votos a mais do que o seu adversário Alvarenga (PSD), tendo um total de 4.104 sufrágios contra 4.033 do concorrente. Este é o segundo mandato dela, tendo vencido as Eleições 2016 com 4.906 votos.
Já os vereadores eleitos foram Neném da Chaguinha (MDB – 625 votos); Eric Yure (PSB – 474 votos); Filho (PTB – 465 votos); Eduardim (PT – 374 votos); Joãozinho Barros (PSC – 338 votos); Emerson da Líder (PSD – 323 votos); Jeguim (PSD – 314 votos); Regis Santana O Diferente (MDB – 293 votos); e Marcos Meireles (PSC – 293 votos). (Zeus Bandeira)