A Diocese de Marabá inova na organização do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em 2025 e anuncia um inédito concurso para a escolha do cartaz oficial do evento religioso deste ano. O anúncio aconteceu na manhã deste sábado (15/2) durante entrevista coletiva no escritório da diretoria do Círio, na Folha 16, ao lado do Santuário.
A novidade, por tabela, também faz com que o tema do ano também seja conhecido antecipadamente, uma vez que precisa guiar a criação dos inscritos no concurso. E será: “Maria, sinal de esperança”. Este é o Círio de número 45, uma marca histórica do evento na cidade, e o bispo dom Vital Corbellini explicou que o tema será o mesmo nas demais cidades da diocese que têm procissão em homenagem a Nossa Senhora.
O bispo estava acompanhado de membros da comissão, como o padre Denir Robson, pároco do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré; mais Lady Anne Souza e Rebecca Holanda.
Leia mais:Lady Anne destacou que as regras do concurso estão descritas no Edital 001/2025, que será publicado nas redes oficiais do Círio na segunda-feira (17/2) e que será aberto à participação de qualquer pessoa da comunidade de Marabá, artistas e outros interessados.
Entre os critérios: adequação ao tema e ao fato de que o Círio completa 45 anos; originalidade; qualidade das imagens e disposição das imagens.
Quanto à premiação, será de R$ 1.000, mais uma placa de agradecimento e o nome do autor presente em todo o material de divulgação do Círio. “A gente sabe que o cartaz é um símbolo muito presente na casa das pessoas. O vencedor vai ter o seu nome divulgado nesse material”, explica Rebecca Holanda.
Padre Denir também comemorou as mudanças anunciadas. “Que bom que todos vocês estão aqui. Já é Círio outra vez! É a nossa segunda reunião oficial do evento deste ano e hoje com este anúncio. São 45 anos e não poderia deixar de acontecer alguma novidade. Reunidos com dom Vital, chegamos à conclusão de que ter uma novidade no cartaz, algo tão esperado por todos, teria um grande significado”, explicou.
SAIBA MAIS
O período de inscrição será do 17/2 a 30/3; já a seleção acontecerá a partir do dia 31 de março, com a divulgação do vencedor no dia 30 de abril. Já a premiação e o lançamento do cartaz acontecerão no 1º de junho de 2025, na tradicional missa de domingo, às 19h30, na praça em frente ao Santuário.
O CORREIO solicitou à organização uma cópia do edital completo, mas a equipe disse que encontrou adequações a fazer e só divulgará o documento publicamente no dia 17. (Patrick Roberto)