Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância do papel da família no processo educativo de crianças e jovens, a Pastoral da Educação lançou na Diocese de Marabá em parceria com a Pastoral da Criança, nesta terça-feira (26), a ação missionária Aldeia Educativa e Acolhedora.
Inspirados pelo Pacto Educativo Global – que é um chamado do Papa Francisco para que as pessoas priorizem a educação como agente transformador da sociedade – e preocupados com a educação das crianças que estão longe de um ambiente familiar, a Diocese de Marabá lançou o projeto para que mais famílias possam conhecer e participar de ações voltadas para a educação infantil.
“Muitas estão longe dos seus familiares, estão nos abrigos institucionais, como aqui em Marabá, que hoje possui 23 crianças. Com essa preocupação, queremos sensibilizar as famílias para que possam acolhê-los”, explica Ladyanne Souza, coordenadora da Pastoral da Educação.
Leia mais:O município de Marabá conta com o programa Família Acolhedora, da Secretaria de Assistência Social do município, que tem por objetivo encontrar famílias que acolham, provisoriamente, crianças que estão nos abrigos.
“Nós entendemos o papel da família no processo educativo das crianças, e esse programa da Seaspac é de suma importância. Queremos fortalecer essa política pública para que todas as famílias conheçam esse projeto. E é com esse olhar amoroso para com os pequenos, que estamos com essa ação missionária que educa e acolhe”.
Durante o lançamento da ação missionária, estiveram presentes membros da Igreja Católica, além do bispo Dom Vital Coberllini e do padre Júlio Resende, assessor nacional do Setor Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que participou de forma remota do encontro. (Ana Mangas)