Correio de Carajás

Diferenças entre suco, néctar e refresco: saiba quais são

Quem nunca chegou no mercado e ficou confuso com as nomeações utilizadas na sessão de sucos? Termos como refresco e néctar surgem em embalagens de bebidas de frutas e a principal diferença notada pelas pessoas é o preço. Descubra quais são as diferenças entre suco, néctar e refresco e escolha a melhor opção para você na sua próxima ida ao mercado.

Diferenças entre suco, néctar e refresco: saiba quais são

Refrescos

Os refrescos não são fermentados e contam com apenas 10% de fruta. Eles são feitos a partir do suco da fruta ou polpa diluídos em água. Geralmente, são vendidos de maneira concentrada para serem feitos em casa. Esses produtos já contém adição de água, mas a adição de açúcar tende a ser ser feita pelo consumidor.

Esse é o tipo mais encontrado no mercado. As bebidas classificadas como néctar de frutas são mais doces que o suco e podem conter adoçantes, corantes, conservantes e outros aditivos. Sua concentração de polpa gira em torno de 30%. No mercado, ele pode ser facilmente confundido com o suco de frutas. A dica para diferenciá-lo é prestar atenção na embalagem: ela não conta com a palavra suco em destaque, apenas o nome da fruta. No canto inferior, também é possível identificar a porcentagem de polpa presente no produto.

Leia mais:

Sucos

Em teoria, são compostos apenas por ingredientes naturais encontrados nas próprias frutas, não contendo aromatizantes, açúcares ou corantes artificiais. Na prática, fabricantes de bebidas são autorizados a comercializar produtos como suco quando eles têm mais de 50% de polpa. O Ministério da Agricultura regula que há a necessidade de apresentar no rótulo qual é a classificação do produto, juntamente com a porcentagem de polpa. Por isso, para avaliar a melhor opção para você, caso esteja procurando um suco, confira a porcentagem de polpa, presente no canto inferior do rótulo.

(Fonte:Terra)