Correio de Carajás

Diante das imagens do chefe do GSI de Lula em atos golpistas, CPMI é mais que necessária

Foto: Reprodução

Acusado de dar cobertura a atos criminosos de 8 de janeiro em Brasília, ministro Gonçalves Dias, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), está sendo convocado pela Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos. A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (19), a providência.

Gonçalves Dias é o primeiro ministro de Lula a ser convocado pela Câmara Federal. Os demais que prestaram esclarecimentos foram convidados. Em termos técnicos, a diferença é que a convocação obriga a autoridade a comparecer à reunião do colegiado.

A audiência está marcada para a próxima quarta-feira (26), às 14h. Gonçalves Dias é obrigado a comparecer.

Leia mais:

A pressão contra Gonçalves Dias se deu após a CNN revelar imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto que mostram a atuação de integrantes do GSI, inclusive o próprio ministro, durante a invasão de 8 de janeiro.

Nas imagens, é possível ver que o general Gonçalves Dias esteve no Palácio do Planalto no dia dos atos criminosos e indicou, de forma passiva, aos invasores, o caminho da saída do prédio. Um dos militares do GSI identificado nas imagens chegou a cumprimentar os vândalos e oferecer água a eles.