Correio de Carajás

Dia do Trabalhador: Quem desobedecer à convenção será multado

O presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Bens e Serviços do Município de Marabá (Sindecomar), João Luís da Silva Barnabé, informou nesta terça-feira (30), os comércios e serviços que abrirem as portas e colocarem funcionários para trabalharem serão notificados e consequentemente multados nesta quarta-feira, dia 1º de Maio, feriado do Dia do Trabalhador.

Ele explica que a convenção coletiva estabelece quatro feriados nacionais dos quais não se abre mão: Natal (25 de dezembro), Ano Novo (1º de Janeiro), Dia do Comerciário e Dia do Trabalhador (1º De Maio).

“O comercio em Marabá será totalmente fechado, inclusive shopping, não há acordo com nenhum comerciante. Setores de comércio e serviço, que representamos, não estão acordados para que abram amanhã, no Dia do Trabalhador”, destacou o presidente.

Leia mais:

Acerca de boatos sobre determinado supermercado da cidade ter a intenção de atender nesta quarta, João Luís afirma que o sindicato chegou a ser procurado por três ou quatro funcionários questionando sobre o caso, mas que a diretoria conversou com a advogada do estabelecimento, quem afirmou não saber nada sobre isso.

“Nós aqui também não estamos sabendo e não foi feito nenhum tipo de acordo neste sentido. Quem abrir é notificado e é multado de acordo com a convenção coletiva. Caso alguma empresa abra, vai haver fiscalização do Ministério do Trabalho e do Sindecomar. Se pegarmos funcionário trabalhando a empresa será notificada e vamos acioná-la judicialmente, na Justiça do Trabalho, para que seja cumprida a convenção coletiva que temos assinada”, declarou.

O sindicato realiza uma festa a partir das 10 horas na sede social da entidade, localizada no Bairro São Félix. (Luciana Marschall – com informações de Elson Gomes)