Correio de Carajás

Dia do Orgulho Nerd: saiba porque a data é comemorada em 25 de maio

DIVULGAÇÃO/WALT DISNEY STUDIOS MOTION PICTURES
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Do universo Star Wars até os quadrinhos de super-heróis e as convenções de jogos. Nesta segunda-feira (25/5) é comemorado o Dia do Orgulho Nerd e o motivo da data ter sido escolhida para homenagear os geeks é bem curiosa e, diga-se de passagem, NERD!

A comemoração é tão recente quanto o fato de achar um nerd legal. Nos filmes, os geeks são retratados como pessoas excluídas, que fazem parte de um grupo seleto de outros nerds. Ou seja: os excluídos! Na última década, porém, os geeks ganharam destaque no mercado cultural e movem uma fortuna em itens colecionáveis.

O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia da Toalha, foi baseado em nada mais e nada menos que um simples livro. O dia 25 de maio foi escolhido para representar os nerds em homenagem a Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, que morreu em 11 de maio de 2001. O livro de Adams foi a primeira obra com a mistura de ficção científica e elementos humorísticos.

Leia mais:

Por que Dia da Toalha?

A expressão Dia da Toalha, usada para se referir ainda ao Dia do Orgulho Nerd, também tem relação com a obra de Douglas Adams. No livro, Adams descreve a toalha como um elemento fundamental de qualquer mochileiro espacial, podendo ser usado de diferentes formas em vários locais do espaço, o que a tornava um item básico de sobrevivência. Assim, ela virou um símbolo desse humor que marcou seu trabalho e uma ótima forma de se lembrar de sua obra.

A primeira vez que alguém decidiu comemorar a data foi em 2001, quando membros de um fórum inspirado em O Guia do Mochileiro das Galáxias fizeram uma homenagem para Adams, semanas após sua morte. Os nerds, no bom sentido da palavra, saíram às ruas carregando uma toalha nos ombros ou pendurada na mochila.

Ascensão dos nerds

Já os nerds perceberam que não há problema em ser o grupo excluído da escola e retratado como bobões em filmes. Em 2006, um grupo de nerds se reuniu para uma movimentação da comunidade geek.

O fato de terem escolhido o dia 25 de março também não foi a toa: nesta data, em 1977, estreava o filme Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança. E, convenhamos, nada melhor para definir o mundo geek do que o universo galáctico de Star Warks, né?

Desta forma, o Dia da Toalha e o Dia do Orgulho Nerd se reuniram em prol da mesma meta: mostrar a força da comunidade e do universo geek. Fazendo jus aos geeks: que a força esteja com você!

(Fonte: Metropoles/ Juliana Barbosa)

Comentários
Fausto Silva estreia na Band em janeiro de 2022

Fausto Silva estreia na Band em janeiro de 2022

A Band confirmou hoje (27) a estreia do apresentador Fausto Silva na grade da sua programação para janeiro de 2022, em atração ainda…
Ney Matogrosso ganhará cinebiografia

Ney Matogrosso ganhará cinebiografia

A Paris Entretenimento anunciou que produzirá uma cinebiografia para o cantor e compositor Ney Matogrosso. Intitulada Homem com H, a produção terá direção de Esmir…
Wesley Safadão comenta vídeo de pastor abraçando criança: "Internet doente"

Wesley Safadão comenta vídeo de pastor abraçando criança: "Internet doente"

Vídeo publicado nos stories do cantor Wesley Safadão repercutiu negativamente nesta segunda-feira, 26. Nas imagens, é possível ver ao fundo o pastor André…
Movimenta Pebas estende mostra de cinema até agosto

Movimenta Pebas estende mostra de cinema até agosto

Quem ainda não assistiu à Mostra de Cinema Paraense do Movimenta Pebas, iniciativa patrocinada pela Vale através da Lei de…
Pink se oferece para pagar multa imposta à seleção de handebol da Noruega por recusa ao uso de uniforme sexista

Pink se oferece para pagar multa imposta à seleção de handebol da Noruega por recusa ao uso de uniforme sexista

A cantora Pink usou a conta dela no Twitter para se oferecer para pagar a multa imposta à seleção norueguesa…
Contação de história aborda a importância da Libras para o surdo

Contação de história aborda a importância da Libras para o surdo

Já imaginou um dia mudar de país em busca de novas oportunidades? Se a sua resposta for sim, saiba que…