Embora os lojistas esperem boas vendas no Dia das Mães, comemorado neste domingo (13), poucos consumidores têm procurado os estabelecimentos em busca de presentes. O CORREIO deu um giro no comércio de Marabá esta semana para conferir de perto o movimento nos principais centros comerciais da cidade, e constatou que as vendas têm caminhado a passos lentos. Para contornar a situação, muitos comerciantes têm investido em decorações temáticas e promoções para atrair compradores.
Antônia Pereira Freitas, mais conhecida como Toinha, proprietária de uma loja de confecções femininas na Marabá Pioneira, revelou a estratégia que vai usar para chamar a clientela. “Nós aqui vamos homenagear as mães com um coquetel, brincadeiras, maquiagem para mudar o visual da mamãe para quem vier comprar. Também teremos brincadeiras de estourar balões para conseguir descontos”, revelou.
#ANUNCIO
Leia mais:Segundo ela, algumas pessoas já procuraram a loja e até chegaram a comprar, mas ainda de forma discreta. “Eu senti que no ano passado foi muito fraco, mas não perco as esperanças e acredito que vamos superar as expectativas, porque mãe é única e merece ganhar o melhor presente”, confirmou, apostando que o movimento deva aumentar às vésperas da data.
Erick Antunes, vendedor em um estabelecimento de roupas e calçados, contou que a clientela está muito econômica na hora de comprar, priorizando produtos mais baratos. Ele disse que, embora a procura ainda esteja tímida, assim como as vendas, a loja tem ofertado promoções. “Quem comprar R$150 em produtos ganha um cupom para concorrer a um vale-compras de R$300”, declarou.
De tudo um pouco
Estabelecimentos que comercializam doces e chocolates também são procurados em decorrência da data. Catiane de Morais, vendedora de uma loja nesse segmento, espera que as vendas sejam bem melhores este ano. “Porque o Dia da Mulher foi melhor do que das mães no ano passado”, lembra. Ela disse que as pessoas estão dispostas a gastar até R$100 na loja e que muitas têm comprado caixas de bombons para complementar presentes comprados em outros comércios.
“O que a gente tem feito para atrair os clientes é a divulgação em rede social, porque temos páginas no Instagram e Facebook. Como a gente têm muitos contatos, a gente manda mensagem para eles”, informou.
Até as óticas entraram no ritmo das promoções em Marabá, colocando vários modelos de óculos a preços acessíveis. Tatiane Alves de Souza, vendedora de uma dessas lojas, demonstrou otimismo à reportagem do Jornal. “É como o povo fala, Dia das Mães é o segundo Natal. Então tem que aproveitar esse momento para fazer vendas muito boas e quando chega na sexta e sábado, o movimento cresce”, observou.
Alta
Conforme Raimundo Alves da Costa Neto, diretor do Sindicom (Sindicato do Comércio Varejista de Marabá), estima-se que as vendas do Dia das Mães tenham alta de 4% neste ano. “É uma data muito boa para o comércio. A gente sabe que alguns segmentos despontam, de acordo com a tendência de mercado e oferta de produtos”, completa. Ele acrescenta que esse aumento deve acontecer em decorrência da estabilidade financeira do município.
“Isso aumenta a confiabilidade tanto do consumidor quanto do comerciante. Então o comércio está preparado, esperando essa demanda, que vem um pouco atrasada porque o brasileiro só deixa para a última hora e têm pessoas que trabalham. Mas teremos a prorrogação de alguns horários de lojas”.
Consumidores
Pascoal Júnior procurou uma perfumaria no shopping para encontrar o melhor presente para a mãe, um kit com produtos de beleza. “Como eu já estou com 40 anos e a minha mãe com 65 anos, tenho pouco tempo para dar todo o afeto que ela merece. E a maneira que encontrei é dando sempre o melhor para ela. Aproveitei e comprei presente para mim e também para o meu pai, porque é muito importante zelar pela família”, frisou.
Deyse Oliveira teve a mesma ideia e comprou presente para a sogra também em uma loja de produtos de beleza. “Comprei um kit com perfume, hidratante e desodorante”, contou. Ela disse que viajará junto com o marido para o estado do Maranhão para presentear a mãe dele neste fim de semana.
Já Andreia Silvia do Carmo levou a filha pequena para ajudar na escolha dos dois pares de sandália para a mãe. “Ela é muito vaidosa e sempre gosto de ver ela arrumada. A minha mãe é a minha vida, é tudo, sem ela não sou nada”.
Números
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Dia das Mães deve registrar aumento real de 4,3% no Brasil, em relação a mesma data em 2017. Se a previsão for confirmada, o varejo terá alta de mais de 6,1%. Mesmo com as estimativas positivas, os números não serão suficientes para repor as perdas acumuladas nos anos de 2015 e 2016, que somam 9,4%.
Artigos de uso pessoal e doméstico devem ser os mais vendidos (mais de 12,7%) e de hiper e supermercados (mais de 7,9%). Enquantoprodutos de informática e comunicação devem ter perda de mais de aproximadamente 2%.
(Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho)
Embora os lojistas esperem boas vendas no Dia das Mães, comemorado neste domingo (13), poucos consumidores têm procurado os estabelecimentos em busca de presentes. O CORREIO deu um giro no comércio de Marabá esta semana para conferir de perto o movimento nos principais centros comerciais da cidade, e constatou que as vendas têm caminhado a passos lentos. Para contornar a situação, muitos comerciantes têm investido em decorações temáticas e promoções para atrair compradores.
Antônia Pereira Freitas, mais conhecida como Toinha, proprietária de uma loja de confecções femininas na Marabá Pioneira, revelou a estratégia que vai usar para chamar a clientela. “Nós aqui vamos homenagear as mães com um coquetel, brincadeiras, maquiagem para mudar o visual da mamãe para quem vier comprar. Também teremos brincadeiras de estourar balões para conseguir descontos”, revelou.
#ANUNCIO
Segundo ela, algumas pessoas já procuraram a loja e até chegaram a comprar, mas ainda de forma discreta. “Eu senti que no ano passado foi muito fraco, mas não perco as esperanças e acredito que vamos superar as expectativas, porque mãe é única e merece ganhar o melhor presente”, confirmou, apostando que o movimento deva aumentar às vésperas da data.
Erick Antunes, vendedor em um estabelecimento de roupas e calçados, contou que a clientela está muito econômica na hora de comprar, priorizando produtos mais baratos. Ele disse que, embora a procura ainda esteja tímida, assim como as vendas, a loja tem ofertado promoções. “Quem comprar R$150 em produtos ganha um cupom para concorrer a um vale-compras de R$300”, declarou.
De tudo um pouco
Estabelecimentos que comercializam doces e chocolates também são procurados em decorrência da data. Catiane de Morais, vendedora de uma loja nesse segmento, espera que as vendas sejam bem melhores este ano. “Porque o Dia da Mulher foi melhor do que das mães no ano passado”, lembra. Ela disse que as pessoas estão dispostas a gastar até R$100 na loja e que muitas têm comprado caixas de bombons para complementar presentes comprados em outros comércios.
“O que a gente tem feito para atrair os clientes é a divulgação em rede social, porque temos páginas no Instagram e Facebook. Como a gente têm muitos contatos, a gente manda mensagem para eles”, informou.
Até as óticas entraram no ritmo das promoções em Marabá, colocando vários modelos de óculos a preços acessíveis. Tatiane Alves de Souza, vendedora de uma dessas lojas, demonstrou otimismo à reportagem do Jornal. “É como o povo fala, Dia das Mães é o segundo Natal. Então tem que aproveitar esse momento para fazer vendas muito boas e quando chega na sexta e sábado, o movimento cresce”, observou.
Alta
Conforme Raimundo Alves da Costa Neto, diretor do Sindicom (Sindicato do Comércio Varejista de Marabá), estima-se que as vendas do Dia das Mães tenham alta de 4% neste ano. “É uma data muito boa para o comércio. A gente sabe que alguns segmentos despontam, de acordo com a tendência de mercado e oferta de produtos”, completa. Ele acrescenta que esse aumento deve acontecer em decorrência da estabilidade financeira do município.
“Isso aumenta a confiabilidade tanto do consumidor quanto do comerciante. Então o comércio está preparado, esperando essa demanda, que vem um pouco atrasada porque o brasileiro só deixa para a última hora e têm pessoas que trabalham. Mas teremos a prorrogação de alguns horários de lojas”.
Consumidores
Pascoal Júnior procurou uma perfumaria no shopping para encontrar o melhor presente para a mãe, um kit com produtos de beleza. “Como eu já estou com 40 anos e a minha mãe com 65 anos, tenho pouco tempo para dar todo o afeto que ela merece. E a maneira que encontrei é dando sempre o melhor para ela. Aproveitei e comprei presente para mim e também para o meu pai, porque é muito importante zelar pela família”, frisou.
Deyse Oliveira teve a mesma ideia e comprou presente para a sogra também em uma loja de produtos de beleza. “Comprei um kit com perfume, hidratante e desodorante”, contou. Ela disse que viajará junto com o marido para o estado do Maranhão para presentear a mãe dele neste fim de semana.
Já Andreia Silvia do Carmo levou a filha pequena para ajudar na escolha dos dois pares de sandália para a mãe. “Ela é muito vaidosa e sempre gosto de ver ela arrumada. A minha mãe é a minha vida, é tudo, sem ela não sou nada”.
Números
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Dia das Mães deve registrar aumento real de 4,3% no Brasil, em relação a mesma data em 2017. Se a previsão for confirmada, o varejo terá alta de mais de 6,1%. Mesmo com as estimativas positivas, os números não serão suficientes para repor as perdas acumuladas nos anos de 2015 e 2016, que somam 9,4%.
Artigos de uso pessoal e doméstico devem ser os mais vendidos (mais de 12,7%) e de hiper e supermercados (mais de 7,9%). Enquantoprodutos de informática e comunicação devem ter perda de mais de aproximadamente 2%.
(Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho)