No último sábado, dia 27, foi realizada a colação de grau da turma de Licenciatura em Física/2017 da Universidade Federal do Pará, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade EAD. Dezessete concluintes receberam a outorga de grau no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Recentemente, a turma de licenciatura em Biologia (2017-UFPA) também concluiu o curso, além da turma de licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Química (2017-UEPA), que concluirá as atividades acadêmicas ainda neste semestre.
O polo UAB de Marabá está com três cursos em andamento, com turmas de 2021, pela UFPA, com Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Letras e Bacharelado em Biblioteconomia. Além delas, o polo está com processo seletivo em andamento pela Universidade Estadual do Pará para os cursos de Letras, Pedagogia e Ciências Naturais (habilitação em Biologia, Química e Física).
Leia mais:
Vale ressaltar que as turmas concluintes encerraram suas atividades acadêmicas no tempo regulamentar de 4 anos, graças à modalidade EAD, um dos segmentos de ensino que muito se destacaram durante a pandemia. De modo remoto, os cursos tiveram continuidade e nem mesmo a crise orçamentária que assola as universidades freou o ensino, uma vez que a EAD trabalha com um planejamento que permite flexibilização dos recursos, a exemplo da substituição de visitas presenciais dos professores por momentos virtuais, o que faz com que haja redução nos gastos com passagens aéreas e diárias.
O Polo de Marabá passou recentemente por um processo de monitoramento, realizado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esse monitoramento visa a acompanhar as condições de infraestrutura física, documental, de recursos humanos e tecnológica, para que venha a garantir com que o polo receba novas ofertas de cursos superiores à distância pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), integrantes do Sistema UAB. “Graças à Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Educação, que mantém essa infraestrutura, o Polo foi aprovado e está apto a receber novas ofertas de cursos”, comemora a coordenadora Durvalina Mont Mór.