Agências dos Correios de 16 municípios paraenses fecharão as portas a partir do dia 4 de abril, conforme informou o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Estado do Pará (Sincort). Segundo a entidade, começou a ser afixado nas unidades o aviso do encerramento ‘provisório’ das atividades, porém não foi informado sobre prazo para a possível reabertura dessas agências.
O Sincort informou que as agências que receberam o aviso foram: Afuá, Água Azul do Norte, Augusto Correa, Bannach, Canaã dos Carajás, Cachoeira do Piriá, Concórdia do Pará, Curionópolis, Floresta do Araguaia, Garrafão do Norte, Itupiranga, Esperança do Piriá, Nova Ipixuna, Portel, Porto de Moz e São Geraldo do Araguaia. Ainda segundo as informações, o encerramento está programado para o período entre 4 e 15 de abril. Os Correios ainda não haviam pronunciado sobre o assunto até o fechamento dessa notícia.
Leia mais:O presidente do sindicato, Israel Junior, se manifestou e informou que ao saber por servidores sobre os avisos, imaginou que seria algo “pontual” em algum município. Porém, logo o sindicato percebeu que a situação se repetia em várias cidades. “Enviamos um documento solicitando explicação e eles não informaram até hoje”, declarou Israel.
Como esses municípios só possuem uma unidade dos Correios, os moradores que precisarem de serviços como recebimento de correspondências ou de compras pela internet terão que se dirigir para outros municípios. Outra preocupação envolve os cerca de 70 trabalhadores que atuam nessas agências e poderão ser transferidos à revelia para outros municípios.
Em Canaã dos Carajás, segundo informou a Prefeitura, houve um acordo com a gerência dos Correios no Pará, em Belém, na tentativa de buscar uma solução que impedisse a medida. Na última sexta-feira, 18, foi oficializada à Prefeitura a suspensão por 90 dias da decisão de encerramento das atividades dos Correios no município. (Delmiro Silva)