Correio de Carajás

“DezCordelizando”: Bertin Di Carmelita lança livro neste sábado

O livro será lançado neste sábado (11), na Biblioteca Orlando Lima Lobo/ Foto: Evangelista Rocha
Por: Milla Andrade
✏️ Atualizado em 07/10/2025 14h14

Paraibano radicado em Marabá desde 1987, o escritor Bertin Di Carmelita lança neste sábado (11), na Biblioteca Orlando Lima Lobo, o livro “DezCordelizando”. A obra, composta por poemas rimados, nasce com um propósito provocador, buscando estimular a leitura, o debate e o entendimento sobre a poesia popular nordestina e o lugar do cordel dentro desse universo. O evento tem início às 19 horas, na Velha Marabá.

Conhecido pelo sotaque e pela escrita, Bertin explica ao Correio de Carajás que o título é uma brincadeira com o termo “cordel”. “Muita gente confunde por conta do meu sotaque. Acham que, por ser rimado, é cordel, e não é”, comenta o autor.

Em sua fala, ele reconhece a importância e a riqueza do gênero, mas ressalta que o cordel possui regras próprias, rígidas, que precisam ser respeitadas. O livro escrito por ele é um convite à liberdade criativa, segundo o autor, uma forma de dizer que é possível rimar sem se prender às estruturas clássicas.

Leia mais:

O escritor explica ainda que o livro também busca encorajar novos autores. “Muita gente tem vergonha de escrever porque acha que está errado. Toda forma de escrever é válida”, afirma. Para o escritor, a poesia é uma expressão viva, reflexo do que o autor sente, vê e interpreta do mundo. “Eu escrevo sentimentos, o que estou vivendo naquele momento. É a minha forma de enxergar a vida”, diz.

Além do lançamento, Bertin também confidenciou que tem levado o projeto às salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Marabá, tanto na zona urbana quanto na rural. Nas visitas, ele promove bate-papos sobre poesia, leitura e o valor da cultura popular. “É uma troca de experiências.” Cerca de 200 exemplares foram impressos para venda. Dessas unidades, algumas serão distribuídas para alunos nas escolas visitadas.

O autor destacou ainda o potencial literário de Marabá. “Temos muitos escritores produzindo. Com o Poder Público, a nível nacional, temos a facilitação e a distribuição dos trabalhos”, explica. Para ele, os novos incentivos apenas reforçam uma força criativa que existe no município.

SAIBA MAIS

Natural de Belo Jardim, no estado de Pernambuco, Bertim escreve desde criança, mas foi em 2015 que começou a reunir e publicar os textos. De lá para cá, lançou sete livros, além de colaborar e participar de feiras literárias que lhe renderam conhecimento no meio literário.

“DezCordelizando” será lançado na Biblioteca Orlando Lima Lobo, espaço que o autor chama carinhosamente de “Minha Casa Amarela”. Mais que um lançamento, o momento também será de partilha e troca de experiências. Os exemplares poderão ser adquiridos pelo contato do autor, (94) 98106-3234, pelo valor de R$ 30.

CLOSE
CLOSE