Correio de Carajás

Dez alimentos para combater a fadiga muscular

Você se sente cansada com frequência? A estafa te pega de jeito e você não tem nem vontade, nem energia para realizar suas atividades cotidianas? As causas da exaustão podem ser muitas: fadiga muscular, excesso de ácido lático, estresse, baixa pressão arterial, poucas horas de sono ou má qualidade do mesmo, desidratação, hipoglicemia, alguns desequilíbrios hormonais. E existem também alguns alimentos que também causam fadiga, ou porque não fornecem os nutrientes necessários para o corpo – por exemplo, junk food – ou porque são difíceis de digerir.

O primeiro passo para resolver o problema da fadiga muscular é saber como identificar a origem e saber se o que temos é uma fadiga temporária (como a astenia ou exaustão causada por calor extremo no verão) ou de fadiga crônica, algo que exigirá uma visita ao médico. Hábitos saudáveis ​​como dormir entre seis e oito horas por dia, exercitar-se regularmente e beber muito líquido podem ajudar na luta contra a fadiga, mas a dieta diária é o que desempenha papel mais importante nos níveis de energia.

Aveia, por exemplo, que é um superalimento graças ao seu alto teor de fibra; peixes azuis como atum e sardinha, graças à sua contribuição de ácidos graxos ômega 3; ou nozes são exemplos de alguns produtos ricos em proteínas e eficazes contra a fadiga muscular, pois fortalecem os músculos.

Leia mais:

Algo semelhante ocorre com alguns tipos de sementes, como girassol, chia ou papoula, pois contêm uma grande quantidade de minerais, como cálcio, cobre ou magnésio, essenciais para o bom funcionamento do corpo; ou, ainda, abacate ou tomate, que ajudam a reduzir a quantidade de ácido lático – uma das substâncias responsáveis ​​pela fadiga muscular.

Portanto, se você está cansada e precisa de energia extra, tome nota desta lista de alimentos incorpore-os à sua dieta regularmente. Você logo notará os resultados.

Abacate

Além de ajudar a reduzir os níveis de colesterol, o abacate é alcalino e combate os efeitos do excesso de ácido lático no organismo, o que ocorre quando os músculos não recebem quantidades satisfatórias de oxigênio em um exercício muito intenso.

Tomate

Diante da fadiga muscular, a hidratação é uma boa aliada. É por isso que o tomate se destaca: ele ajuda a reduzir o ácido láctico do corpo e é composto de 90% de água.

Alho e cebola

Com propriedades anti-inflamatórias, como no caso do alho, esses dois alimentos são bons contra a fadiga muscular, pois promovem circulação sanguínea e suprimento de oxigênio para os músculos.

Legumes

Os vegetais verde escuros são bons para o combate da fadiga muscular, porque eles são ricos em ferro e zinco, o que aumenta os níveis oxigénio no sangue e alcance dele nos músculos, diminuindo a formação de ácido láctico .

Nozes

As nozes são sempre recomendados na dieta dos atletas. A amêndoa, por exemplo, é perfeita para combater a fadiga muscular, pois ajuda a reduzir a quantidade de ácido láctico no organismo.

Quinoa

A quinoa é considerada um superalimento por causa de sua quantidade de hidratos e proteínas de alto valor biológico, que neutralizam a fadiga.

Peixes azuis

Sardinha e atum ajudam na obtenção de energia extra por serem fontes de ferro, o mineral que fornece oxigênio para os glóbulos vermelhos.

Soja

É uma leguminosa muito energética, rica em minerais e vitaminas. Além disso, fornece isoflavonas e proteínas vegetais que retardam a fraqueza.

Farinha de aveia

Tem grandes quantidades de carboidratos e fibras, que ajudam a combater a fadiga e fornecer energia.

Leite

Relaxante muscular, induz ao sono – combo perfeito para descansar.

(Fonte: MarieClaire)