A busca por praticidade no atendimento à população em órgãos públicos é uma realidade cada vez mais presente com o avanço da tecnologia. Acompanhando essa tendência, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) disponibiliza atualmente, cerca de 100 atendimentos e serviços que podem ser acessados pelo computador ou celular, sem precisar que o usuário se desloque para uma agência ou posto do órgão.
Um dos mais importantes, as infrações têm até um portal específico para quem deseja apresentar defesa de autuação e interpor recurso de multa. O procedimento é 100% online e dá acesso para que o cidadão possa acompanhar todo o processo até a análise final da solicitação. Para acessar o serviço, basta o usuário clicar no link, acesse aqui.
Outro serviço igualmente importante, o licenciamento de veículo também pode ser feito diretamente no site do Detran (www.detran.pa.gov.br). Além de baixar o DAE (Documento de Arrecadação do Estado) e regularizar o veículo, o cidadão ainda pode consultar no portal o calendário anual completo conforme o final de placa, verificar pendências de multas, parcelar os débitos via cartão de crédito sem precisar ir ao Detran e baixar o documento digital do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).
Leia mais:Ainda na área de veículo, também é possível iniciar o processo de transferência de propriedade, intenção ou cancelamento de venda (ATPV) e emitir online a Autorização Especial de Trânsito (AET) para veículos que excedem os limites de peso e dimensões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito.
Recentemente, o Detran criou mais um sistema, o Sisdat (Sistema de Declaração de Acidente de Trânsito). Hospedado no site do órgão, o Sisdat é uma ferramenta eletrônica importante para quem se envolve em acidentes de pequena gravidade, sem vítimas. O condutor pode emitir o registro da ocorrência no momento da colisão e utilizar este recurso para tentar reaver o dano material.
Também muito procurado pela população, o setor de Habilitação do Detran possui diversos serviços que podem ser acessados pelo site. É o caso, por exemplo, de todos os boletos referente à CNH e também segunda via do documento. Outro atendimento é para a emissão da CNH definitiva, que dispensa atendimento presencial.
No início deste ano, o Detran criou a Dete, a atendente virtual do órgão, que pode ser acionada a qualquer tempo de qualquer lugar do estado por meio do WhatsApp (91) 988956710. Por meio dela, é possível tirar dúvidas e obter informações sobre os diversos atendimentos realizados pelo órgão.
A compra de veículos usados, peças e componentes de sucatas servíveis e inservíveis também é um serviço oferecido pelo Detran por meio de leilão. Atualmente, os leilões são totalmente virtuais, o que permite a participação e aquisição de veículos por usuários de qualquer lugar do Brasil. Para participar, o cidadão deve acompanhar os editais publicados no site do órgão, se cadastrar no endereço informado e participar com os lances de sua preferência.
No momento, o Detran está desenvolvendo uma área virtual com estatísticas completas relacionadas à frota, infração, condutor e acidentes no Pará. Importante ferramenta de transparência pública, o boletim estatístico é um domínio público e já finalizou o primeiro painel com o perfil da frota de veículos no Pará. Qualquer pessoa pode acessar o site do Departamento, no link “Estatísticas” e consultar os dados em formato de mapas, gráficos e tabelas, facilitando o acesso dos cidadãos.
“Estamos buscando modernizar a gestão em todos os setores de atuação do Detran, com o propósito único de facilitar a vida dos nossos usuários que precisam dos nossos serviços, de forma que este atendimento pode ser acessado da forma mais prática e cômoda possível para eles”, destaca a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.
O Detran lembra que as pessoas que preferirem o atendimento presencial podem procurar a sede do órgão diariamente, postos de atendimentos e as Ciretrans de 51 municípios para obter o serviço desejado. O agendamento continua sendo realizado pelo call center 154 e pelo wechat disponível no site do órgão.
(Agência Pará)
