Com mais de 600 atendimentos diários e muita reclamação por conta da demora no procedimento, o Detran de Marabá conta agora com mais dois servidores que vieram de Belém para auxiliar no trabalho da agência local. Com o reforço, agora são quatro servidores para suprir uma demanda de dezenas de usuários todos os dias. Apesar do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado com o Ministério Público, o concurso público para o preenchimento de cargos e funções efetivas no órgão, previsto para 2016, não aconteceu.
Segundo Gilvan Soares, diretor da unidade local, a nova previsão do governo do estado é que o certame ocorra só em 2019, sem precisar em que mês seria e tampouco quantas vagas seriam destinadas ao Detran de Marabá.
“O que temos de novidade é a ampliação do serviço de biometria, coleta de dados e atendimento de veículo e habilitação na Estação Cidadania, do Shopping Pátio Marabá. Ou seja, em breve o Detran contará com uma sala na Estação que vai ajudar a desafogar o trabalho na unidade aqui da Folha 32”, diz Gilvan.
Leia mais:Outro projeto que está em andamento é a construção da nova sede do órgão em Marabá, na Folha 29, em terreno próprio. O projeto já está pronto e aguarda somente a divulgação do edital de licitação para que se escolha a empresa e se comece a construir.
Mesmo com todas as dificuldades que vem enfrentando, e não é de hoje, para Gilvan o ano de 2017 foi positivo. “Considerando que respondemos por 17 municípios da região, acredito que temos feito um bom trabalho. Aumentamos nossas parcerias com clínicas e as autoescolas se adequaram a todo esse processo, inclusive agora será implantada em todas elas a biometria e os simuladores que passarão a ser obrigatórios”, avalia.
Roberval Martins, que foi atendido no órgão, falou sobre o atendimento. “Até que não está ruim, mas se houvesse mais atendentes seria bem melhor, evitava essas filas. E o agendamento pela internet atrapalha um pouco”, comenta.
Para o eletricista Eder Gomes, que foi renovar a habilitação, o agendamento poderia ser para menos dias. “Gostaria que fosse um atendimento mais ágil, mais rápido. Meu agendamento foi marcado pra uma semana depois. Deveria ter mais atendentes aqui”, opina.
De acordo com Gilvan, o Detran teria conseguido zerar suas demandas junto ao Ministério Público. Já no setor de fiscalização de trânsito, no ano de 2017, por meio de um convênio com a prefeitura, o órgão repassou 100% do Renach e Renavam para o município. “Com isso o DMTU está trabalhando 24 horas com total autonomia para fiscalizar habilitações e veículos”, pontuou.
IPVA
Em relação ao parcelamento do IPVA, Gilvam esclarece eles que podem ser feitos por meio da site da Sefa, em até três vezes. Se o usuário preferir ir até a sede, o número de parcelamentos pode ser estendido, pois eles desvinculam do licenciamento do veículo. “O parcelamento é feito apenas nessas condições. Portanto, não adiante ir ao Detran em busca desse serviços que nós não estamos fazendo aqui”, esclarece.
(Ana Bortoletto)
Foto: Josseli Carvalho
Com mais de 600 atendimentos diários e muita reclamação por conta da demora no procedimento, o Detran de Marabá conta agora com mais dois servidores que vieram de Belém para auxiliar no trabalho da agência local. Com o reforço, agora são quatro servidores para suprir uma demanda de dezenas de usuários todos os dias. Apesar do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado com o Ministério Público, o concurso público para o preenchimento de cargos e funções efetivas no órgão, previsto para 2016, não aconteceu.
Segundo Gilvan Soares, diretor da unidade local, a nova previsão do governo do estado é que o certame ocorra só em 2019, sem precisar em que mês seria e tampouco quantas vagas seriam destinadas ao Detran de Marabá.
“O que temos de novidade é a ampliação do serviço de biometria, coleta de dados e atendimento de veículo e habilitação na Estação Cidadania, do Shopping Pátio Marabá. Ou seja, em breve o Detran contará com uma sala na Estação que vai ajudar a desafogar o trabalho na unidade aqui da Folha 32”, diz Gilvan.
Outro projeto que está em andamento é a construção da nova sede do órgão em Marabá, na Folha 29, em terreno próprio. O projeto já está pronto e aguarda somente a divulgação do edital de licitação para que se escolha a empresa e se comece a construir.
Mesmo com todas as dificuldades que vem enfrentando, e não é de hoje, para Gilvan o ano de 2017 foi positivo. “Considerando que respondemos por 17 municípios da região, acredito que temos feito um bom trabalho. Aumentamos nossas parcerias com clínicas e as autoescolas se adequaram a todo esse processo, inclusive agora será implantada em todas elas a biometria e os simuladores que passarão a ser obrigatórios”, avalia.
Roberval Martins, que foi atendido no órgão, falou sobre o atendimento. “Até que não está ruim, mas se houvesse mais atendentes seria bem melhor, evitava essas filas. E o agendamento pela internet atrapalha um pouco”, comenta.
Para o eletricista Eder Gomes, que foi renovar a habilitação, o agendamento poderia ser para menos dias. “Gostaria que fosse um atendimento mais ágil, mais rápido. Meu agendamento foi marcado pra uma semana depois. Deveria ter mais atendentes aqui”, opina.
De acordo com Gilvan, o Detran teria conseguido zerar suas demandas junto ao Ministério Público. Já no setor de fiscalização de trânsito, no ano de 2017, por meio de um convênio com a prefeitura, o órgão repassou 100% do Renach e Renavam para o município. “Com isso o DMTU está trabalhando 24 horas com total autonomia para fiscalizar habilitações e veículos”, pontuou.
IPVA
Em relação ao parcelamento do IPVA, Gilvam esclarece eles que podem ser feitos por meio da site da Sefa, em até três vezes. Se o usuário preferir ir até a sede, o número de parcelamentos pode ser estendido, pois eles desvinculam do licenciamento do veículo. “O parcelamento é feito apenas nessas condições. Portanto, não adiante ir ao Detran em busca desse serviços que nós não estamos fazendo aqui”, esclarece.
(Ana Bortoletto)
Foto: Josseli Carvalho