Levar uma multa de trânsito é sempre um transtorno, mas para facilitar a vida de quem é autuado, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) disponibiliza diversos serviços de infração que podem ser acessados de forma totalmente online. O sistema eletrônico de infração do órgão está disponível no site www.detran.pa.gov.br e por meio dele o cidadão pode consultar infração, baixar o boleto, consultar edital de notificação de infração e apresentar defesa e recurso.
“São serviços que antigamente eram feitos somente de forma presencial, mas que, com o decorrer do tempo, passaram a ser disponibilizados em ambiente virtual, sem que o cidadão precise se deslocar para o Detran ou alguma unidade do órgão. É tudo prático e rápido, que pode ser feito até mesmo pelo celular”, explica o gerente do Sistema Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) do Detran, Valter Aragão.
Todos os serviços estão disponíveis no link “Serviço Infração”. O primeiro passo é consultar se o cidadão possui de fato uma infração e, em seguida, realizar o serviço desejado, que pode ser o acesso ao boleto de pagamento da autuação, ou a apresentação da defesa e recurso 100% online. Neste caso, o Detran criou o portal cidadão (https://cidadao.detran.pa.gov.br/) especificamente para as pessoas que desejam contestar a multa.
Leia mais:Vale ressaltar que a apresentação de Defesa de Autuação ou Recurso de Multa deverá ser realizada exclusivamente em relação às autuações ou multas aplicadas pelo Detran. O Departamento não aceita processos de outros órgãos autuadores.
O condutor deve aguardar a notificação da infração emitida pelos Correios. Outra forma é receber a notificação pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Após o comunicado, o cidadão tem até 30 dias para apresentar a defesa e acompanhar o processo sem sair de casa. Para tanto, o condutor realiza o cadastro com um login para acessar a área interna do portal e incluir o requerimento. Na própria página é possível acessar uma cartilha com o passo a passo do serviço. “O serviço online é fácil, gratuito e pode ser acessado com comodidade de qualquer lugar do Pará”, lembra Aragão.
(Agência Pará)
