Correio de Carajás

Detran dá início às atividades do projeto de segurança viária com financiamento da ONU

Foto: Detran / Ascom
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou, durante os meses de junho e julho, as primeiras atividades do projeto de segurança viária “Fortalecendo a Fiscalização de Trânsito”, financiado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e que investe na formação de multiplicadores e na melhoria operacional dos agentes de trânsito, contando com a supervisão e monitoramento da Comissão Econômica da ONU para a América Latina e o Caribe (Cepal).

Devido à pandemia do novo coronavírus, as ações precisaram transcorrer de maneira on-line e, como primeira atividade, foi realizada a avaliação das necessidades de capacitação, por meio de ferramenta específica elaborada com base em evidências internacionais. Até o momento, cerca de 50% dos agentes de trânsito que compõem o órgão responderam a um questionário, cujos resultados irão subsidiar as atividades de capacitação ao longo do planejamento. Serão 10 sessões de treinamento com a participação de todos os agentes de trânsito do quadro do Detran.

Foto: Detran / Ascom

O foco dos treinamentos é melhorar a prática de fiscalização, principalmente no que tange aos fatores de risco para ocorrências de acidentes de trânsito como: beber e dirigir; excesso de velocidade; não uso dos equipamentos obrigatórios como o capacete e o cinto de segurança; uso do celular, etc.

Leia mais:

A segunda atividade foi a elaboração de proposta de deliberação pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/PA) – parceiro do projeto, criando a Comissão de Análise de Dados, coordenada pelo Detran, com a finalidade de acompanhar e monitorar os indicadores selecionados para o projeto, como a taxa de mortalidade por 100 mil habitantes, taxa de mortalidade por 10 mil veículos e internações decorrentes de acidentes de trânsito.

Para o diretor-geral do órgão, Marcelo Guedes, o projeto é fundamental para a implementação e fortalecimento das ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) 2019 – 2028. “Com este formato inovador de capacitação, baseado nas melhores práticas internacionais, temos como objetivo aumentar a visibilidade e frequência das operações de fiscalização de trânsito em todo o Estado”, destaca.

O Fundo das Nações Unidas para a Segurança Viária aprovou os primeiros projetos em 2019 como pilotos nos seguintes países: África do Sul, Costa do Marfim, Egito, Etiópia, Filipinas, Paquistão, Paraguai e Senegal. Em 2020, aprovou 10 novos projetos para: Argentina, Azerbaijão, Brasil, Camarões, Costa do Marfim, Jordânia, República Democrática do Congo, República Democrática Popular do Laos, Tanzânia, Tunísia, Uganda e Zâmbia. O projeto selecionado no Brasil é do Detran e foi escolhido dentre um conjunto de 73 projetos de 52 países e tem a duração de um ano, com financiamento de 321 mil dólares. (Agência Pará)

Comentários

Mais

Mudanças na Transamazônica começam a funcionar nesta sexta-feira (6)

Mudanças na Transamazônica começam a funcionar nesta sexta-feira (6)

Os motoristas que trafegam pela rodovia Transamazônica poderão utilizar as mudanças das novas rotas já nesta sexta-feira (6). As equipes…
Pará recebe mais uma remessa de vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira (5)

Pará recebe mais uma remessa de vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira (5)

O Pará recebeu, na tarde desta quinta-feira (5), mais 97.110 doses da vacina Pfizer. Esta é a 52º remessa que…
MP diz que Sérgio Hondjakoff era mantido em cárcere privado em clínica, ator nega

MP diz que Sérgio Hondjakoff era mantido em cárcere privado em clínica, ator nega

O ator Sérgio Hondjakoff, de 37 anos, conhecido por fazer o personagem Cabeção em “Malhação”, da TV Globo, estava entre os internos…
Biomédica que ajudou a sequenciar DNA do coronavírus é homenageada com boneca

Biomédica que ajudou a sequenciar DNA do coronavírus é homenageada com boneca

A biomédica brasileira Jaqueline Góes de Jesus foi uma das cientistas escolhidas pela fabricantes de brinquedos Mattel para ser homenageada…
Transformação digital é desafio do MEC com volta de aulas presenciais

Transformação digital é desafio do MEC com volta de aulas presenciais

O secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC) Victor Godoy Veiga afirmou hoje (5) que o retorno às aulas presenciais nas escolas públicas de todo o país…
Butantan recebe matéria-prima para 8 milhões de doses de vacina

Butantan recebe matéria-prima para 8 milhões de doses de vacina

O Instituto Butantan recebeu, hoje (5), mais 4 mil litros de insumo farmacêutico ativo (IFA), o suficiente para produzir cerca…