Correio de Carajás

Desfiles da Pátria começam neste sábado em Marabá com tema da equidade

Em 2024, as escolas abordam o tema “Educação para equidade: identidade, pluralidade e direito à aprendizagem”

A equidade é a ideia de dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. E será sobre essa base que mais de 12 mil estudantes de escolas das redes municipal, estadual e particular vão participar de diversos desfiles cívicos entre o dia 1º a 7 de setembro, em Marabá.

A celebração da Independência do Brasil em forma de desfile é uma tradição em Marabá que começou na Avenida Antônio Maia há mais de 50 anos e atualmente é realizado em outros dois pontos da cidade e em várias comunidades rurais.

Este ano, o tema central é “Educação para equidade: identidade, pluralidade e direito à aprendizagem”, que coloca em foco a igualdade de oportunidades e o combate ao preconceito.

Leia mais:

Em entrevista ao Correio de Carajás, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, diretor geral de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), explica a escolha do tema para 2024. “Sempre buscamos uma temática de relevância social, algo que esteja em evidência no País ou em Marabá, para chamar a atenção da sociedade e usar a escola como veículo de reflexão”, justifica.

Fábio Rogério, diretor da Semed, destaca a importância da inserção do tema no cotidiano dos estudantes durante todo o ano

Ainda sobre o tema deste ano, Fábio Rogério enfatiza que a abordagem foi trabalhada durante todo o ano letivo e, agora, será levado para avenida, através das escolas e seus pelotões, uma forma de compartilhar o conhecimento e a discussão acerca da temática com a comunidade.

PROGRAMAÇÃO

Segundo ele, os desfiles da zona rural começam neste sábado, dia 31, com atividades previstas paralelamente às 8 horas nas vilas Santa Fé e Itainópolis, e às 17 horas na Vila Sororó. No domingo, 1º de setembro, os eventos continuam às 8 horas na comunidade Capistrano de Abreu, região do Rio Preto, e às 17 horas na Vila Josenópolis.

A semana segue com desfiles em outras localidades, como vilas São Pedro e Maravilha na segunda-feira (2), vilas Bandinha e a Brejo do Meio na terça-feira (3), e vilas São Raimundo, Três Poderes e a Murumuru na quarta-feira (4). No total, 23 escolas e 4.211 alunos participam do evento no campo.

TRÊS DESFILES NA CIDADE

De acordo com Fábio Rogério, na terça-feira, dia 3, a programação inicia na zona urbana, com a abertura dos desfiles no Núcleo Morada Nova, às 7h30, na BR-222. Na quinta-feira (5), haverá desfile das escolas e entidades do Núcleo São Félix, na Avenida Magalhães Barata.

O ponto alto das comemorações será no dia 7 de setembro, com o desfile cívico na Avenida Antônio Maia, na Marabá Pioneira. A solenidade começa às 7h15 com o hasteamento da bandeira, seguido pela revista da tropa às 7h30, e o esperado desfile às 8 horas. O evento espera reunir mais de 25 mil participantes, entre estudantes, militares e membros da comunidade.

NOVIDADES NO DESFILE

Este ano, além da Banda do Exército e da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), o evento contará com novas fanfarras com instrumentos doados pela SEMED e para as escolas e tendo os próprios alunos como protagonistas. Aproximadamente 40 bandas estão distribuídas e a Banda Municipal não precisará se sacrificar tanto para buscar escolas de uma ponta a outra da avenida, destacando o trabalho conjunto de professores e estudantes.

A celebração do 7 de Setembro em Marabá é aguardada com grande expectativa, reunindo cores, cultura e educação para promover a diversidade e a busca por um futuro mais inclusivo.

(Milla Andrade e Ulisses Pompeu)