Na manhã desta quinta-feira, 5, o Núcleo São Félix apresentou um desfile cívico-militar que reuniu centenas de estudantes, moradores e suas famílias na Avenida Magalhães Barata. O evento, parte das comemorações da Semana da Pátria, teve como tema “Educação para Equidade: Identidade, Pluralidade e Direito à Aprendizagem”, com diversas escolas participando.
Entre os participantes, estava Kécia Vitória Maciel Santos, de 16 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Félix. Pela primeira vez desfilando, Kécia expressou entusiasmo à reportagem do Correio de Carajás. “Gostei muito, é minha primeira vez e foi uma experiência muito legal. Ver as escolas participando e mostrando comprometimento com o 7 de setembro é uma forma de se orgulhar da independência do nosso país”, afirma a jovem, que mora no Residencial Paris.
Outro participante, Ruan Silva Santos, também de 16 anos, desfilou representando o Clube de Desbravadores. Ele falou sobre a importância de realizar o evento no bairro São Félix, além do que comumente ocorre na Marabá Pioneira. “Valoriza esse lado também, não só o Pioneiro. É importante porque revela nossa cultura e nossa história”, disse o estudante da Escola Walquise Viana, que mora nas proximidades da Avenida Magalhães e participa dos desfiles desde criança.
Leia mais:Joice da Silva, de 32 anos, moradora do São Félix 2, acompanhava o desfile pelo segundo ano consecutivo. Ela enfatizou o impacto do evento na comunidade local. “Meu filho participa do desfile, e é importante ver que São Félix tem espaço para esse tipo de manifestação, não só em Velha Marabá. Aqui também precisa ser lembrado”, comenta Joice, ressaltando o envolvimento das escolas e a presença de autoridades civis e militares.
A secretária de Educação de Marabá, Marilza Leite, também esteve presente no evento. Ela reforçou a relevância do desfile para os alunos e a comunidade. “Para os alunos, isso é um orgulho muito grande. Eles se preparam para esse momento e hoje estamos aqui apresentando um pouco do que é feito nas escolas. É uma forma de mostrar que, além do conteúdo acadêmico, as crianças estão aprendendo sobre individualidade, equidade e direito à aprendizagem”, finaliza.
O desfile cívico-militar no São Félix faz parte das atividades que culminarão com o grande desfile de 7 de setembro, no sábado, quando várias escolas da região também participarão das comemorações da independência do Brasil na Av. Antônio Maia.
(Thays Araujo)