Correio de Carajás

Desfile leva pluralidade e tradição a Morada Nova

O desfile em Morada Nova também destacou a multicultura do Brasil - Fotos: Evangelista Rocha

Dando início às celebrações da semana da independência na zona urbana, em Marabá, o desfile da Pátria no Núcleo Morada Nova encheu de vida a Avenida Tocantins na manhã desta terça-feira, 3. Com a participação de mais de 2 mil pessoas, entre alunos, professores, entidades e representantes de órgãos públicos, o evento celebrou a diversidade e o sentimento de pertença.

O tema “Educação para equidade: identidade, pluralidade e direito à aprendizagem” guiou as apresentações dos Núcleos de Educação infantil Raimunda Oliveira, Maria Pereira de Sousa Nunes, Tarsila do Amaral e escolas Arco Íris, Fé em Deus, Paulo Umbelino Ferreira, Izaura Nocetti e Pedro Peres Fontenele. Cada ala levou diversidade, muitas destacando a riqueza cultural das regiões do Brasil, com trajes e adereços que refletiram a essência de cada canto do país, nos diferentes segmentos.

Nem mesmo o sol escaldante fez a população sair da avenida, que ficou lotada até o final

A música, as culturas originárias, a diversidade e a literatura foram elementos que ecoaram pela avenida, tocando o coração de quem assistia. Andréia Rosa é mãe e compartilhou à Reportagem do CORREIO a emoção de reviver o passado ao lado da filha. “Faço questão de trazer minha filha todos os anos. Esses momentos ficam na memória, tanto para mim quanto para ela”, avalia Andréia.

Leia mais:
Andréia Rosa: “Esses momentos ficam na memória, tanto para mim quanto para ela”

E a preparação para o desfile é intensa, como explica Aliene Alionardo de Carvalho, diretora da escola Izaura Nocetti. “Trabalhamos essa semana como uma forma de valorizar nosso país e de mostrar às crianças a importância de conhecer e se identificar com as diversas culturas que temos”, afirma.

Aliene Alionardo, diretora da Izaura Nocetti, enfatiza que as escolas ensinam os alunos a valorizarem a pátria

E no final, o esforço vale a pena. Estudantes como Natally Costa, de 14 anos, sentem a mistura de ansiedade e alegria ao desfilar. “Mesmo ensaiando, sempre há um nervosismo. O que vale é dar o nosso melhor e aproveitar a experiência”, conta a estudante.

Ansiosa, a estudante Natally Costa diz gostar da experiência na avenida

Para Sophia Sâmila da Silva, do 5º ano, a manhã começou cedo, mas com disposição. “Adoro estar com meus amigos. Estou feliz”, disse a pequena.

Apesar do atraso, os pelotões começaram a marchar às 8h30, levando a leveza das crianças, encerrando com a participação do Exército Brasileito, seguido do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e a Banda Musical São Félix – Estação Conhecimento Marabá, às 10 horas.

Em entrevista ao Correio de Carajás, a secretária de Educação, Marilza Leite, compartilhou sua satisfação em participar novamente deste momento significativo. “Estamos celebrando, com civismo, grandes conquistas, desde o expressivo crescimento do Ideb até a aquisição de fanfarras para as escolas,” destacou a secretária.

A secretária de educação, Marilza Leite, comemora as conquistas alcançadas na educação de Marabá

Ela enfatizou que o respeito às diferenças tem sido um princípio fundamental, cultivado diariamente nas instituições de ensino. “Nossa equipe está extremamente feliz com essa temática”, conclui a secretária.

PROGRAMAÇÃO

Na quinta-feira, 5, as celebrações continuam na Avenida Magalhães Barata, no Núcleo São Félix, com a expectativa de reunir mais de 2 mil participantes. Já o desfile principal acontecerá no dia 7 de setembro, na Avenida Antônio Maia, na Marabá Pioneira, com início previsto para às 7h15.

O espírito cívico é um meio de unir a comunidade, refletindo a identidade e a pluralidade que fazem do Brasil uma nação rica de cultura e tradições. Assim, como a equidade, tema deste ano que nas escolas busca garantir um direito igualitário à todas as crianças. (Milla Andrade)