Um estudo divulgado ontem, terça-feira (24), pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aponta aumento do desemprego formal entre as pessoas com mais de 50 anos que vivem no Estado do Pará. A entidade aponta que entre janeiro e agosto deste ano foram contratados aproximadamente 9 mil trabalhadores com mais de 50 anos de idade.
No mesmo período, entretanto, houve o desligamento de mais de cerca de 12 mil pessoas, ou seja, ao menos 3.200 postos de trabalho a menos para trabalhadores nesta faixa etária. O Dieese aponta, que os Setores Econômicos que mais perderam trabalhadores acima dos 50 anos foram o serviço, comércio, indústria e construção civil. A maior parte desligada é de homens, 75,05% do total de 3.186 postos perdidos.
Este recorte específico se opõe ao cenário geral da empregabilidade no estado, no mesmo período. Conforme o Dieese, na análise de todas as faixas etárias, foram feitas 157.997 admissões, contra 157.634 desligamentos, gerando um saldo positivo de 363 postos de trabalhos, um crescimento de 0,05%.
Leia mais:O estudo se baseou em informações oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), levando em consideração os principais aspectos como distribuição por idade, gênero e setores de atividades econômicos. (Luciana Marschall)