Correio de Carajás

Desamparada pelo TFD, paciente clama por ajuda nas redes sociais

Elisvane Brito clama por ajuda nas redes sociais, depois de ter sido rejeitada pelo TFD em Jacundá/ Fotos: divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O apelo emocional da jovem Elisvane Brito da Silva, 29 anos, ganhou as redes sociais após a postagem de uma foto com a mensagem: “Não me deixe morrer. Libere o meu TFD”. Ela luta há um ano contra um câncer e faz tratamento no Hospital do Amor, na cidade de Barretos (SP), para onde retorna nesta quinta-feira, 11 de março.

O drama vivido por Elisvane começou no início de 2020. “Engraçado como a gente começa o ano sempre fazendo planos. O meu era ficar boa até os próximos dias, pois era só uma dor no joelho”, conta ela por meio de sua rede social (@e_liis). No dia 28 de janeiro do ano passado, ela recebera a notícia que precisa procurar tratamento mais especializado. “Em 14 de abril veio um diagnóstico totalmente diferente do que os médicos previam: Linfoma Difoso de Grandes Células B, diagnóstico concluído”. E logo em seguida ela passou pela primeira sessão de quimioterapia.

Ellis busca ajuda para continuar tratamento

Nove meses fora de casa e Ellis, como é carinhosamente conhecida na cidade de Jacundá, foi autorizada a visitar a família. “Quem me acompanha pelas redes sociais sabe que, com muita alegria, no dia 13 de janeiro recebi a autorização médica para voltar para minha amada cidade de Jacundá, com o intuito de rever os meus familiares”.

Leia mais:

Nesta semana, ela precisa retornar ao Hospital de Amor para uma nova avaliação do quadro clínico. E sem recursos financeiros para o custeio das despesas de viagem e estadia, a solução foi pedir ajuda nas redes sociais, já que a Secretaria Municipal de Saúde de Jacundá negou o pedido de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), em 6 de janeiro deste ano. Em ofício encaminhado à paciente, foi explicado que o TFD “consiste em uma ajuda de custo de deslocamento e alimentação com ou sem pernoite para acompanhante e paciente, quando direcionados, via ordem médica, após esgotamento de todos os meios de tratamento no local de procedência do paciente”.

“Informamos que temos o tratamento oncológico no Estado do Pará, sendo vedado arcar com ajuda de custos para deslocamentos e diárias para o paciente e acompanhante”, explica a secretária de Saúde, Iraildes Bizarrias.

Diante da recusa, Ellis ingressou com ação judicial na Comarca de Jacundá, ainda em janeiro, e até o momento não obteve decisão da causa. “Muito embora tenha judicializado a questão, até o presente momento, em face da paralização do poder judiciário por conta da pandemia, não obtive resposta”, lamenta.

“Minha viagem para Barretos está marcada para o dia 11/03, quinta-feira. Por isso, venho humildemente pedir ajuda de todos os nossos amigos: ajudem-me a continuar com o meu tratamento. Ajudem-me a voltar para Barretos. Qualquer ajuda é bem-vinda”, pede carinhosamente. (Antonio Barroso)

Doações

Banco Bradesco

Agência 1106

Conta Corrente: 555215-0

Elisvane Brito da Silva

PIX: 94984216242

Comentários

Mais

Exposição on-line apresenta obras produzidas por artistas de Parauapebas

Exposição on-line apresenta obras produzidas por artistas de Parauapebas

Já está disponível na página do Movimenta Pebas, a exposição virtual das três obras produzidas no programa de residência artística…
Estudos fraudados não deslegitimam artigos que comprovam ineficácia da cloroquina contra a covid-19

Estudos fraudados não deslegitimam artigos que comprovam ineficácia da cloroquina contra a covid-19

INVESTIGADO POR:  VERIFICADO POR:    Médico norte-americano apresenta evidências enganosas ao sugerir conspiração da ciência contra cloroquina. Texto publicado em…
Mutirão, em Marabá, vacina mais de 10 mil pessoas acima dos 45 anos

Mutirão, em Marabá, vacina mais de 10 mil pessoas acima dos 45 anos

A partir desta segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retomou a vacinação contra a covid-19 para quem está…
É falso que senadores republicanos tenham descoberto origem da covid-19

É falso que senadores republicanos tenham descoberto origem da covid-19

INVESTIGADO POR:  VERIFICADO POR:  Conteúdo verificado: Texto publicado em site na internet segundo o qual senadores republicanos revelaram que já…
Temperatura sobe e agita o verão de Parauapebas

Temperatura sobe e agita o verão de Parauapebas

Junho chegou e com ele a onda de calor mais forte do ano na região amazônica. As temperaturas podem superar…
Projeto que cria linhas de ônibus turísticas em Parauapebas será votado nesta terça (22)

Projeto que cria linhas de ônibus turísticas em Parauapebas será votado nesta terça (22)

Consta na pauta da Sessão Ordinária desta terça-feira (22) da Câmara Municipal de Parauapebas o Projeto de Lei Nº 54…