O deputado estadual Chicão (MDB) foi eleito, nesta terça-feira (15) o novo presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A votação ocorreu durante a sessão solene que aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) do estado. O mandato de Chicão vale para o biênio 2021-2022.
Além de Chicão, o deputado Delegado Caveira (PP) entrou na disputa. O placar da votação ficou com 36 votos para Chicão e um para o Delegado Caveira. Os deputados Fábio Figueiras, Eraldo Pimenta e Eliel Faustino não compareceram no pleito.
Nascido em Ananindeua, Chicão está no quarto mandato como deputado e, atualmente, ocupa a função de líder do governo na Assembleia Legislativa. Chicão também exerceu por três vezes o mandato de vereador de Ananindeua, onde foi por três períodos presidente da Câmara Municipal. Também foi vice-prefeito, escolhido para compor a chapa majoritária junto com o então deputado estadual, e atual governador, Helder Barbalho e assim venceram a eleição para a prefeitura de Ananindeua.
Leia mais:Nova mesa diretora
A Alepa também escolheu a nova mesa diretora, que comanda as atividades administrativas e parlamentares da casa. Além de Chicão, foram eleitos o deputado Antônio Tonheiro (PL) para a primeira vice-presidência; deputada Michele Begot (PSD) para a segunda vice-presidência; deputada professora Nilse Pinheiro (Republicanos) para o cargo de primeira-secretária; deputada Dilvanda Faro (PT), para o cargo de segunda-secretária; deputado Victor Dias (PSDB) para o cargo de terceiro-secretário, e por fim o deputado Hilton Aguiar (DEM) para o cargo de quarto-secretário.
A nova Mesa Diretora tomará posse no ano que vem, a partir do dia 1º de fevereiro de 2021. O atual presidente, Dr. Daniel Santos, foi eleito prefeito de Ananindeua, portanto, tem até o dia 31 de dezembro para renunciar ao mandato e tomar posse em janeiro no município.
Com a renúncia do atual presidente, quem assume a presidência da Alepa até a posse de fevereiro, pela ordem, é a atual 2ª vice-presidente, deputada Michele Begot (PSD). (Fonte: globo.com)